Não contente em ter criado a idade 22 em 2012, Taylor Swift criou o mês de agosto em 2020, com o lançamento de “august”! Nesta semana, chegamos oficialmente à nossa “august era” de 2023. 

E não dá para falar da faixa sem, primeiro, relembrar o significado dela. Produzida por Jack Antonoff, “august” traz o ponto de vista da personagem Augustine, que, dentro da narrativa do álbum folklore, forma um triângulo amoroso com James (narrador de “betty”) e Betty (namorada do garoto e responsável por mostrar o seu ponto de vista em “cardigan”). 

Por carregar o mês de agosto no título, o oitavo do ano, a canção também é a oitava do disco – e ainda é mencionada no prólogo. No “folklore: the long pond studio sessions”, a cantora detalhou a letra, sobre um amor de verão proibido e intenso:

“’august’ é sobre a garota com quem James passou o verão. Ela parece ser uma garota ruim, mas não é, ela é uma pessoa sensível que realmente se apaixonou por ele. Ela estava tentando parecer legal e transparecer que não se importava porque é isso que as meninas têm que fazer. Ela estava tentando deixá-lo pensar que ela não se importava, mas ela realmente se importava e achou que eles tinham algo realmente real. Toda essa música começou com o fato de eu ter escrito no meu telefone “me encontre atrás do shopping” anos atrás, querendo colocá-la numa música.”

Além da performance justamente no “folklore: the long pond studio sessions”, tivemos um gostinho da canção ao vivo durante a cerimônia de 2021 do Grammy – em um medley com “cardigan” e “willow”. Para nossa alegria, a música integra o setlist fixo da The Eras Tour (momento em que a artista dá aquela corridinha icônica no palco).

https://youtu.be/y-WHM4IKnts

Como Jack contou no Twitter, “august”, junto de “my tears ricochet”, é a sua colaboração favorita com Taylor (Sadie Sink e Este Haim têm opiniões semelhantes). E dá para perceber, já que, em todos os meses de agosto, o músico fala do hino nas redes sociais, conforme os tweets abaixo.

Em certo tweet, datado de dezembro de 2020, Taylor explicou que Jack adora chamar quem gosta de “august” de “august heads”. Daí veio a expressão!

A “data comemorativa” de “august” (primeiro dia do mês) também nunca passa em branco pela loirinha. Em 2021, ela tweetou “It’s august” e curtiu vários vídeos com a trend de “august” no TikTok. Em 2022, fixou a música no TikTok. Já agora, escreveu: “get in the car it’s august”. 

O impacto da música vai além da fanbase, dos memes (alguns ilustrados abaixo) e dos stories no Instagram postados pelos Swifties com a música!

Por exemplo, a apresentadora Ana Maria Braga começou o primeiro programa Mais Você de agosto ao som de “august”. Assista a seguir: 

Marcas como a Mike’s Ice também celebraram a chegada de agosto ao som do hit!

Contas no TikTok, como a do Empire State Building, famoso arranha-céu de Nova York, estão usando a canção em suas postagens. Vale lembrar ainda que, recentemente, “august” apareceu em um teaser da segunda temporada da série “O Verão que Mudou Minha Vida”. 

Diante de tudo isso, a música, que já acumula mais de 600 milhões de streams no Spotify, subiu nas paradas. Só nesta semana (considerando o período entre 1 e 3 de agosto):

  • Reentrou no Spotify Brasil na posição #41 com 447 mil streams
  • Tornou-se a única canção internacional solo no top 50 do Spotify Brasil
  • Subiu 39 posições no Spotify Global e se encontra em #4 na plataforma, com 5.13 milhões de streams
  • Entrou no top 50 da Apple Music EUA em #49 (pela primeira vez desde 2020)
  • Alcançou o topo da Apple Music Brasil 

No dia 1 de agosto de 2020, a faixa conquistou 1.63 milhões de streams no Spotify. Então, no ano seguinte, na mesma data, 562 mil. Já em primeiro de agosto de 2022, bateu a casa dos 3 milhões. That’s a real fucking legacy!





Twitter do site

Instagram do site

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Facebook do site