De 2007 a 2022, Taylor Swift foi uma presença sempre comentada no American Music Awards. Ao longo desses 15 anos, ela não só levou pra casa uma coleção impressionante de prêmios como entregou looks, performances e até anunciou troféus de outros artistas. Nesta retrospectiva, relembramos tudo o que ela já fez (e vestiu) no AMAs.
Recém-lançada no cenário musical, Taylor optou por um visual que refletia sua identidade country com toques de sofisticação. Ela escolheu um vestido com a saia plissada e o busto de cetim decorado com pedrarias. A gola halter e o cinto com aplicações metálicas completavam o look, que foi finalizado com botas cowboy — uma assinatura do seu estilo na época.
Na cerimônia, Taylor teve sua primeira indicação como “Artista Feminina de Country” e apresentou o prêmio de “Artista Masculino de Pop/Rock” ao lado do rapper Fabolous.
Em seu segundo ano no AMAs, Taylor apostou em um visual mais ousado, mas ainda alinhado à sua fase country-pop. Para o tapete vermelho e a cerimônia, ela escolheu um vestido curto de paetês prateados, de um ombro só, que combinava com sapatos metálicos de salto.
Na mesma noite, ela subiu ao palco para sua primeira performance no AMAs, cantando “White Horse” com um vestido longo branco de alças finas, repleto de brilho e textura. Taylor também recebeu seu primeiro troféu na premiação, na categoria “Artista Feminina de Country”.
Em 2009, Taylor não esteve presente no AMAs — ela estava em Londres, em plena turnê internacional do Fearless. Mesmo à distância, foi uma das maiores vencedoras da noite e enviou um vídeo de agradecimento direto do backstage do show:
Taylor levou cinco troféus: “Artista Feminina de Country”, “Artista Feminina de Pop/Rock”, “Álbum de Country” com Fearless, “Artista Adulto Contemporâneo” e o principal prêmio da noite, “Artista do Ano”, onde concorria com Michael Jackson, Eminem, Kings of Leon e Lady Gaga.
Em 2010, Taylor apareceu no AMAs com um novo visual que chamou atenção: Pela primeira vez na premiação, ela surgiu com os cabelos lisos e franja reta. Para o tapete vermelho e a cerimônia, escolheu um vestido curto justo, com aplicações metálicas em tons escuros, e sandálias prateadas.
Na performance da noite, cantou Back to December com um trecho de Apologize, do OneRepublic. No palco, usou um look todo preto com calça skinny, blazer e cabelo preso em rabo de cavalo. Taylor também recebeu o prêmio de “Artista Feminina de Country”.
Em 2011, Taylor escolheu um único look para o AMAs: Um vestido dourado tomara-que-caia assinado por Reem Acra, coberto por lantejoulas e com cauda leve. O cabelo liso com rabo lateral completou a produção. No evento, ela foi acompanhada pelo irmão, Austin Swift.
Na cerimônia, Taylor venceu três categorias: “Artista Feminina de Country”, “Álbum de Country” com Speak Now e o principal prêmio da noite, “Artista do Ano”. O troféu foi entregue por Lionel Richie e ela concorria com grandes nomes: Adele, Lil Wayne, Katy Perry e Lady Gaga.
Em 2012, Taylor apareceu no AMAs com um vestido curto bordado em dourado assinado por Zuhair Murad. De mangas longas com transparência e aplicações brilhantes, o look combinava com o penteado preso e a franja marcada.
Na performance da noite, ela cantou I Knew You Were Trouble e usou dois figurinos. Começou com um vestido branco com detalhes prateados e trocou no meio da apresentação por um visual dramático com corset vermelho, bordados dourados e saia de tule preta. Taylor também recebeu o prêmio de “Artista Feminina de Country” pela quinta vez.
Em 2013, Taylor apostou em um vestido dourado metálico assinado por Julien Macdonald. Curto, com decote profundo e detalhes estruturados, além do o cabelo solto com volume e franja desfiada.
Na cerimônia, Taylor venceu quatro prêmios: “Artista Feminina de Country”, “Álbum de Country”, “Artista Feminina de Pop/Rock” e “Artista do Ano”, principal categoria da noite, superando nomes como Justin Timberlake, Rihanna, Macklemore & Ryan Lewis e Bruno Mars. Ela também participou como apresentadora e entregou o prêmio de “Artista Masculino de Pop/Rock”, que ficou com Justin Timberlake.
Em 2014, Taylor usou um vestido verde esmeralda assinado por Michael Kors. Com recortes na cintura e detalhe transparente no colo. O cabelo em corte bob com ondas marcadas reforçava a nova estética da era 1989.
Na apresentação da noite, ela abriu o show com Blank Space, vestindo um figurino dourado com franjas e bordados brilhantes. Taylor também recebeu um prêmio especial: o “Dick Clark Award for Excellence”, entregue por Diana Ross.
Em 2015, Taylor não compareceu ao AMAs por estar na Austrália com a 1989 World Tour, mas ainda assim foi a grande vencedora da noite. Ela levou três prêmios: “Artista Adulto Contemporâneo”, “Álbum de Pop/Rock” com 1989 e “Música do Ano” com Blank Space.
Em 2018, Taylor surgiu no AMAs com um conjunto de vestido curto e botas over-the-knee espelhadas assinado por Balmain. O look foi apelidado de “mirrorball” pelos fãs — nome que acabaria virando música dois anos depois, no álbum folklore.
Na performance da noite, ela abriu a cerimônia com I Did Something Bad, em um macacão preto de paetês, bem similar ao usado na reputation stadium tour.
Taylor foi uma das grandes vencedoras da noite, com quatro prêmios: “Artista do Ano” (categoria apresentada por Lenny Kravitz, superando Drake, Ed Sheeran, Post Malone e Imagine Dragons), “Artista Feminina de Pop/Rock”, “Álbum de Pop/Rock” com reputation e “Turnê do Ano”.
No tapete vermelho, ela usou um vestido verde assimétrico com brilho metálico, assinado por Julien Macdonald, combinado com botas over-the-knee pretas. Na cerimônia, Taylor foi homenageada como “Artista da Década”, prêmio entregue por Carole King.
Em sua performance, ela iniciou com “The Man”, vestindo uma camisa branca com os nomes de seus seis primeiros álbuns — uma referência direta à disputa pelos direitos de seus masters. Durante a apresentação, ela trocou para um body dourado brilhante e apresentou um medley com “Love Story”, “I Knew You Were Trouble”, “Blank Space”, “Shake It Off” (com participações de Halsey e Camila Cabello) e “Lover”
Naquela noite, Taylor foi a artista mais premiada, com seis troféus: “Artista da Década”, “Artista do Ano” (superando Drake, Ariana Grande, Halsey e Post Malone), “Artista Feminina de Pop/Rock”, “Álbum de Pop/Rock” com Lover, “Artista Adulto Contemporâneo” e “Vídeo do Ano” com “You Need to Calm Down”. Com essas conquistas, ela se tornou a artista mais premiada da história do AMAs, acumulando 29 vitórias.
Em 2020, Taylor não esteve presente no AMAs devido à pandemia, mas participou com um vídeo de agradecimento gravado em casa. Mesmo sem comparecer, foi uma das grandes vencedoras da noite, levando três troféus: “Artista Feminina de Pop/Rock”, “Vídeo Favorito” com cardigan e o principal da noite, “Artista do Ano”, superando Justin Bieber, Post Malone, Roddy Ricch e The Weeknd.
Assim como em 2020, Taylor não compareceu ao AMAs em 2021, mas enviou um vídeo de agradecimento. Na premiação, venceu duas categorias: “Artista Feminina de Pop/Rock” e “Álbum de Pop/Rock” com evermore.
Em 2022, Taylor Swift fez sua última aparição no American Music Awards usando um macacão dourado cravejado de cristais, assinado pela marca The Blonds, com decote profundo e cintura marcada por um cinto fino, complementado por sandálias metálicas de Giuseppe Zanotti e joias de ouro das grifes Delfina Delettrez e Anita Ko.
Na cerimônia, Taylor foi a artista mais premiada da noite, vencendo todas as seis categorias em que foi indicada: “Artista do Ano” (superando Adele, Bad Bunny, Beyoncé, Drake, Harry Styles e The Weeknd), “Artista Feminina de Pop”, “Álbum de Pop” e “Álbum de Country” com Red (Taylor’s Version), “Artista Feminina de Country” e “Videoclipe Favorito” com All Too Well: The Short Film. Com essas conquistas, ela ampliou seu recorde como a artista mais premiada da história do AMAs, totalizando 40 vitórias.
A próxima edição do American Music Awards acontece na segunda-feira, 26 de maio, às 21h (horário de Brasília). Nos Estados Unidos, a transmissão será feita pela CBS e pelo Paramount+, no Brasil, o canal TNT é o responsável pela transmissão na TV a cabo e o HBO MAX pelo streaming.
Você pode acompanhar a cobertura completa pelas nossas redes sociais: Instagram e X @taylorswiftbr.
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.