Se você é um ser humano e é um frequentador assíduo deste vasto universo chamado internet, provavelmente ouviu o nome ‘Olivia Rodrigo’. O lançamento do single de estreia da cantora e atriz de apenas 17 anos, que protagoniza a série ‘High School Musical: The Musical: The Series’ na Disney, foi o mais comentado das últimas semanas. ‘drivers license’ quebrou recordes incríveis – como o de música com mais streams em sua semana de estreia – e debutou direto no topo da Billboard. E isso sem álbum, apenas o debut single. Lendária!
E se engana quem pensa que o motivo de todo esse barulho é a famigerada fofoca acerca da inspiração para a música – composta inteiramente por Olivia. Bom, precisamos admitir: a especulação de que a canção foi feita para seu ex-namorado Joshua Basset (que também é par romântico de Olivia na série da Disney) quando ele a trocou pela atriz Sabrina Carpenter foi um belo entretenimento. E a teoria se prova bastante real ao analisarmos a letra — Olivia já havia mencionado anteriormente que foi Joshua quem a ensinou a dirigir (daí o nome ‘drivers license’). Outros detalhes da composição também remetem ao relacionamento dos dois. De lá pra cá, Joshua lançou a música ‘Lie Lie Lie’, que mesmo podendo ter sido escrita antes dessa treta toda, foi encarada por muitos como uma resposta à Olivia. Ah, e Sabrina Carpenter também resolveu contar seu lado da história e lançou hoje (22.01) a música ‘Skin’, que faz claras referências à trechos de ‘drivers license’.
Mas a verdade é que foi o talento vocal e a composição excelente que fizeram de Olivia Rodrigo a artista mais jovem a alcançar um #1 na Billboard desde Billie Eilish e quebrar tantos outros recordes. A narrativa tão pessoal mas ao mesmo tempo tão relacionável e rica em detalhes impressionou ouvintes e críticos.
Soa familiar? Uma adolescente descrevendo um relacionamento frustrado que resultou em coração partido com riqueza de detalhes e quebrando recordes enquanto faz isso? Sim, Olivia — que se autodenomina uma grande swiftie na bio de seu site — seguiu os passos de Taylor Swift e se inspirou nela para começar a compor.
Em diversas ocasiões, Olivia expressou seu amor e sua admiração por Taylor. Confira:
“Taylor Swift é minha ídola de composição e eu não seria metade da mulher e a compositora que sou hoje se não fosse por ela”.
“Eu a acho uma compositora incrível. Ela é tão eloquente e todas as suas músicas são claras, limpas e perfeitas, o que também é incrível. As músicas dela são tão impactantes”.
“Eu sou obcecada por Taylor Swift e falo sempre sobre ela como uma inspiração. O jeito que ela narra histórias é tão hábil e claro, e a maneira que isso evolui conforme sua carreira continua, e ela ainda permanece fiel a si mesma, é realmente inspirador”.
“Eu sou a maior swiftie do mundo inteiro e o fato dela ter feito isso realmente fez minha vida”.
“Eu sou obcecada com mulheres compositoras. Minha maior ídola de todos os tempos é a Taylor Swift. O jeito que ela conta as histórias e pinta cenários por meio das canções é infinitamente inspirador. Se um dia eu a conhecer acho que entraria espontaneamente em combustão”.
“Eu sou apaixonada por ‘Red’ de Taylor Swift e por ‘Pure Heroine’ de Lorde. Curiosamente, esses foram, na verdade, os dois primeiros álbuns que comprei em vinil quando tinha uns 11 anos. Eu dançava pelo meu quarto com eles o tempo todo. Eu os ouvia muito e tinha a tracklist memorizada. Ainda hoje, Lorde e Taylor são minhas maiores inspirações”.
E é claro que Taylor não deixaria de demonstrar seu apoio. A cantora comentou em uma publicação de Olivia no Instagram fazendo referência a um meme de sua mãe, Andrea Swift, no dia do seu aniversário. Elogiou Olivia e fez homenagem à Mamãe Swift de uma vez só. Icônica!
“Eu estava dormindo profundamente e meu amigo me ligou e eu disse, ‘Meu Deus, são 6 da manhã. Posso ligar de volta em duas horas?’ E ele estava tipo, ‘Não. Absolutamente não. Olha seu Instagram agora’. E na preguiça pelo meu sono, eu chequei meu telefone e ela comentou na minha foto e eu quase morri … quase morri. Literalmente, eu a admiro desde que me lembro, então foi tão gentil da parte dela fazer isso”, contou Olivia.
E essa não foi a primeira vez que Taylor se manifestou reconhecendo o talento de Olivia. No ano passado, a adolescente fez um cover de ‘Cruel Summer’ e a loirinha a repostou no stories. Gente como a gente, Olivia publicou sua reação nas redes sociais.
Fofa. Ouça ‘drivers license’ aqui.