O site SongwriterUniverse entrevistou Liz Rose, célebre parceira de composição de Taylor Swift (uma dessas parcerias, “White Horse“, foi vencedora do Grammy em 2010). Na entrevista, ela falou sobre Taylor e como é o processo de coautoria das músicas. Confira a reportagem adaptada abaixo:

Rose é conhecida como letrista, exceto com sua mais conhecida co-escritora, Taylor Swift.

Não posso ser letrista com Taylor Swift, pois sou 30 anos mais velha do que ela”, disse ela rindo. “Isso seria estranho. O que eu faço com Taylor é completamente diferente do que o que eu faço com outras pessoas, ela é muito lírica. Ela é muito brilhante. Ela dizia um verso e eu dizia: ‘E se a gente tentar isso?’ É uma espécie de edição, mas odeio dizer isso. Em alguns casos é. Acabamos por trocar ideias entre nós muito bem.

As duas compositoras se conheceram em um clube de Nashville, Swift tinha 13 anos e um contrato de desenvolvimento com a RCA Records. “Foi engraçado pra alguém que não canta. Na verdade, eu fiz uma rodada de composições e cantei duas músicas, e ela veio até mim e disse, ‘Eu realmente gosto dessa música. Quer escrever comigo?’ Acho que na época eu tinha “Songs About Rain”, single de Gary Allan, um corte com Tim McGraw e uma outra canção de Rebecca Lynn Howard, e ela conhecia essas músicas. Nós escrevemos e descobri que realmente funcionou. Ela descobriu que poderia escrever músicas como Taylor Swift, e eu não iria ficar no caminho. Eu não disse ‘Oh, isso seria mais comercial’ ou ‘Você não pode dizer isso. Você tem que dizer isso. Legal, vamos dizer isso.’  Não tenho 14 anos de idades. Nós não estamos escrevendo músicas de Liz Rose. Estamos escrevendo músicas de Taylor Swift.

Eu apenas a ajudei. Nós apenas tivemos um grande respeito mútuo uma pela outra e nós divertíamos muito.

Sua diversão se transformou em uma fábrica de hits com a dupla escrevendo juntas dezesseis das canções de Swift, incluindo sete créditos de co-escrita por Rose em seu álbum homônimo de estreia. Essas composições incluíam os dois primeiros singles, “Tim McGraw” e “Teardrops on My Guitar”, que ajudou Rose a ganhar o Compositor do Ano de SESAC em 2007. Elas também escreveram a Canção do Ano do Grammy “White Horse”, e a Canção do Ano da BMI 2010 “You Belong With Me”, que também indicada ao Grammy.

Nós apenas trabalhamos bem juntas”, diz Rose de sua colaboração bem-sucedida. “Ela sabe quais músicas trazer para mim. Na primeira vez que eu escrevi com ela eu estava tipo ‘Whoa’. Na época, ela só tinha músicas que tinha escrito sozinha”.

Sua co-composição favorita com Taylor é “All Too Well” do mais recente álbum de Swift, Red. “Era mais como uma história”, explica Rose. “Tinha provavelmente 10 minutos de duração em sua cabeça. Ela me ligou e começou a despejar tudo, e nós talhamos um pouco daquilo em uma música. Foi um momento muito emocional pra ela, e estou honrada por ela ter confiado seus sentimentos a mim, por ter a certeza de que ia dar certo, porque era uma música importante para ela.”





Twitter do site

Facebook do site

Scroll Up