Quando Taylor Swift começou a lançar versões regravadas de seus antigos trabalhos no início de 2021, parecia que a maioria das rádios continuava tocando as velhas da Big Machine que eles já tinham no acervo, se fossem mergulhar em seu catálogo. Mas agora a maior rede de rádios do país, iHeart Radio, fez uma declaração pública de que suas estações vão seguir os desejos de Swift e tocar apenas as regravações, à medida quem forem chegando.

“Sempre que a Taylor regrava uma faixa, nós imediatamente substituímos as versões antigas”, Tom Polemann, diretor de programação da iHeart Media, disse em um comunicado. “Nossas estações sempre vão entregar as músicas que os artistas estão ansiosos em compartilhar e os fãs querem ouvir. Os ouvintes deixaram claro que eles mal podem esperar para ouvir a ‘Taylor’s Version’ de cada faixa. Estamos entusiasmados em ser uma plataforma que compartilha isso com eles, assim como as histórias por trás das músicas da própria Taylor”.

Curiosamente, a declaração foi emitida pouco depois de um artigo da Billboard de cerca de um mês atrás dizer que a maioria das estações de rádio que tocam faixas “consagradas” na sua programação nunca trocaram a versão da Big Machine pela nova. A gravadora Republic Records não promoveu ativamente nenhuma das regravações nas rádios, mas muitos Swifties tem sido firmes em fazer a vontade da cantora e declaram querer que as versões da Big Machine sejam colocadas em naftalina.

Por enquanto, a decisão da iHeart Media afeta apenas os dois álbuns para os quais Swift já gravou uma alternativa “Taylor’s Version”: o Fearless, de 2008 e o Red, de 2012.

O que significa que ainda existem cinco álbuns de estúdio com a Big Machine que Swift ainda não recriou. Mantendo o ritmo atual, de regravar dois por ano, ela só terminaria esse processo em 2024. Mas ela parece ter algum, senão todo, novo-velho material já preparado, a julgar pela rapidez com a qual ela pôde lançar uma única faixa do 1989, “Wildest Dress (Taylor’s Version)”, quando a música começou a viralizar no TikTok em setembro.

Swift prometeu esconder Easter-Eggs durante o ciclo do Red (Taylor’s Version) e os fãs estão determinados de que a próxima regravação a ser lançada será ou Speak Now ou 1989, com várias evidências apontando o primeiro mas também uma pequena pilha de pistas convincentes indicando o segundo.

Swift anunciou em 2020 que iria regravar versões similares de todos os seus sete álbuns lançados pela Big Machine após a gravadora ter sido vendida para Scooter Braun por 300 milhões de dólares, deixando-a de fora da disputa e, como ela disse, colocando seu valioso trabalho nas mãos de alguém que ela considera um adversário. Mesmo uma nova venda da companhia para um grupo de investimentos não a fez mudar de ideia sobre estimular os fãs a boicotar as versões antigas, já que Braun continuaria lucrando com seu catálogo, ela indicou.

Red (Taylor’s Version) foi lançado semana passada e é esperado que ele debute no topo dos charts da semana que vem com vendas unitárias na casa dos 500.000, o que faria desse o segundo maior lançamento de 2021 até agora. O maior atrativo para os fãs, no entanto, não são as versões similares das faixas conhecidas mas sim o conteúdo estendido com material bônus, que inclui composições inéditas sendo colocadas em público pela primeira vez. Uma das músicas, “All Too Well”, tem duas versões no novo álbum, uma recriação da original e uma nova com 10 minutos de duração que inclui novos versos. Ela se tornou um fenômeno para os Swifties e foi a escolhida da cantora para sua apresentação no “Saturday Night Live” no último fim de semana.

Matéria publicada pela Variety e traduzida pela Equipe TSBR.





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