11 de setembro de 22 Autor: Julia Cardoso
Filmes que inspiraram a estética dos álbuns de Taylor Swift

Provavelmente você já sabe que Taylor Swift é a cabeça por trás de toda a estética e conceito de seus álbuns. O que você talvez não saiba é que ela assistiu e analisou diversos filmes para que pudesse adquirir inspiração para seus trabalhos.

Listamos abaixo os diretores e filmes que Taylor citou como inspirações para seu processo criativo.

Guillermo del Toro (A Espinha do Diabo, O Labirinto do Fauno e A Forma da Água)

Durante a pandemia, Taylor assistiu diversos filmes do diretor Guillermo del Toro. Segundo ela, os filmes a ajudaram a criar o mundo fantástico e místico dos álbuns folklore e evermore.

O filme A Espinha do Diabo conta a história de um jovem chamado Carlos que fora abandonado no decadente orfanato de Santa Lúcia, que é dirigido por uma aleijada e por um misterioso professor. As escuras dependência do local representam horror e mistério para o garoto, até ele receber a visita do fantasma de Santi, um menino que foi brutalmente assassinado na instituição e que implora alívio para seu tormento. Ele alerta para a iminência de uma desgraça e pede a Carlos que execute uma terrível vingança.

O Labirinto do Fauno se passa na Espanha, no ano de 1944. Ofelia muda-se com sua mãe, Carmen, e seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar guerrilheiros da localidade. Solitária, ao realizar passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

Taylor também citou A Forma da Água como um de seus filmes favoritos. O filme se passa em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos na Guerra Fria. Elisa, muda, é zeladora em um laboratório experimental secreto do governo. Ela se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local.

Alfred Hitchcock (Janela Indiscreta)

A cantora citou o filme A Janela Indiscreta como uma de suas inspirações para o álbum folklore. Segundo ela, conceito do olhar voyeuristíco sobre a vida dos outros a inspirou a escrever músicas de diferentes pontos de vista.

O clássico de 1955 acompanha a vida de um fotógrafo profissional que está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como ele não tem muitas opções de lazer, acaba vasculhando a vida dos seus vizinhos com um binóculo. Em certo momento, ele observa acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

Razão e Sensibilidade (1995)

Taylor disse que o filme de 1995 inspirou o álbum folklore. Ele conta a história de Elinor e Marianne, duas irmãs em dificuldades financeiras e à procura do amor verdadeiro numa sociedade obcecada pelo status financeiro e social. Aprendendo a conviver com a realidade de ser mulher no século XIX, a reprimida e racional Elinor e a exuberante e sensível Marianne, mudam-se para o campo, onde encontram o amor de formas diferentes.

Nosso Amor de Ontem (1973), Love Story – Uma História de Amor (1970) e Kramer vs Kramer (1979)

Taylor citou alguns romances clássicos como inspiração para o curta “All too Well – The short film”. É importante ressaltar que Taylor disse que a decoração dos cenários foram uma grande inspiração para o quarto de Sadie. Ela contou que se sentiu inspirada pelo quanto o público pode entender um personagem apenas pela decoração e estado de seu quarto.

Nosso Amor de Ontem conta a história Katie, uma judia comunista que desperta a atenção de Hubbell Gardiner, um protestante de uma rica família, em virtude de ser uma pacifista convicta. Cada um segue seu caminho, ele se dedicando a escrever e ela trabalhando em uma rádio. Quase oito anos depois, os dois se encontram por acaso em Nova York.

Love Story – Uma História de Amor acompanha Oliver Barrett IV, um estudante de Direito de Harvard que conhece Jenny Cavilleri, uma estudante de música de Radcliffe. Um rápido envolvimento surge entre eles, sendo que logo decidem se casar. No entanto, Oliver, o pai do jovem, que é um multimilionário, não aceita tal união e deserda o filho. Algum tempo depois de casados ela não consegue engravidar e, ao fazer alguns exames, se constata que Jenny está muito doente.

Kramer vs Kramer nos apresenta a história de Ted, um profissional para quem o trabalho vem antes da família. Joanna, sua mulher, não pode mais suportar essa situação e sai de casa, deixando Billy, o filho do casal. Quando Ted consegue finalmente ajustar seu trabalho às novas responsabilidades, Joanna reaparece exigindo a guarda da criança. Ted não aceita e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do garoto.

História de um Casamento e The Souvenir (1 e 2)

Taylor também citou filmes mais recentes como uma inspirações para o curta de All to Well.

História de um Casamento retrata um momento difícil na vida de Nicole e Charlie, que estão em processo judicial de separação.

O filme The Souvenir (que conta com uma segunda parte, também citada como inspiração para o curta), acompanha a história de uma estudante de cinema ambiciosa que entra em um relacionamento emocionalmente carregado com um homem mais velho nada confiável.





Twitter do site

Instagram do site

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Facebook do site