17 de abril de 21 Autor: Karla Santos
Bob Dylan foi a inspiração para música de Taylor Swift

Taylor Swift e Bob Dylan são artistas bem diferentes, mas uma das músicas do álbum ‘folklore’ de Swift não seria do mesmo jeito sem Dylan, já que a cantora buscou inspiração em clássicos do artista. Confira a seguir o que um dos compositores revelou sobre essa curiosidade.

Antes de se tornar uma grande diva pop, Swift começou sua carreira na música country. Seu álbum ‘folklore’, no entanto, foi literalmente uma mudança de ritmo. Um trabalho significativamente menos ‘espalhafatoso’ que alguns de seus anteriores, incorporou gêneros como o folk, soft rock, e americana (um estilo musical ‘raiz’ formado por mesclas de sons folk, country, blues e rock também conhecido como ‘country alternativo’).

Durante uma entrevista para a Vulture, Aaron Dessner, um dos co-compositores de Swift, falou sobre a faixa ‘betty’. “Essa foi escrita por Taylor e William [Bowery], e depois eu e Jack [Antonoff] trabalhamos nela.” A propósito, pra quem não sabe, “William Bowery” é um pseudônimo para Joe Alwyn, namorado de Swift. “Nós meio que fomos passando ela uns pros outros. Nessa, Taylor queria uma referência.”

E então, Dessner explicou como a influência de Dylan entrou na história. “Ela queria que tivesse um pouco do início do Bob Dylan, algo como ‘Freewheelin’ Bob Dylan’”, ele relembra. “Nós jogamos um pouco para o lado de ‘John Wesley Harding’, já que tem um pouco de bateria. É essa música folk épica com uma narrativa que conta uma longa história e nos conecta de volta com ‘cardigan’. Começa a ligar pontos e acho que é uma música folk escrita lindamente.”

Como foi o desempenho do álbum que inspirou a música de Swift comparado ao ‘folklore’?

Swift claramente buscou inspiração em Dylan enquanto criava o ‘folklore’. Isso levanta uma questão interessante: o ‘folklore’ foi mais popular que os álbuns do cantor que Swift e Dessner tinham em mente? ‘The Freewheelin’ Bob Dylan’ alcançou a 22ª posição na Billboard 200. Claramente não foi um hit massivo imediato após seu lançamento, mas acabou se tornando um dos álbuns mais famosos de todos os tempos, a ponto de se tornar inspiração e ter sua capa recriada em por diversos artistas do mundo inteiro, entre eles por Tom Cruise, na capa do filme ‘Vanilla Sky’.

r/MovieDetails - In Vanilla Sky (2001) a close recreation of Bob Dylan's cover of "The freewheelin" album was done by Tom Cruise and Penelope Cruz's characters.

Performando significativamente melhor, ‘John Wesley Harding’ chegou a ser #2 no chart da Billboard, mas ainda assim não superando o desempenho comercial de ‘folklore’, que atingiu o topo da parada.

Em adição, ‘betty’ foi um pequeno hit por si própria, alcançando a 42ª posição na Hot 100. Não foi um dos maiores de Swift mas performou melhor nos charts que a maioria das músicas folk modernas. A canção ‘betty’ não seria o que é se não fosse por Dylan — mas alcançou um nível de sucesso que sua inspiração não conseguiu.

Matéria publicada pelo Showbiz CheatSheet e traduzida/adaptada pela equipe TSBR.





Twitter do site

Facebook do site

Scroll Up