22 de outubro de 22 Autor: Maria Eloisa
Teorias e referências presentes no “Midnights”

(Esse post será atualizado frequentemente!)

Todo lançamento de Taylor é recheado de teorias e referências e com o Midnights, não foi diferente. Após dois álbuns inéditos com sonoridade folk e alternativa e histórias fictícias, os fãs estavam mais do que ansiosos para voltar à caça de easter-eggs e teorias sobre eventos passados da vida de Taylor. Para a Sirius Xm (como você pôde conferir nesse post), a loirinha explodiu a cabeça dos Swifties ao explicar que o álbum “reflete sobre qualquer meia-noite diferente ao longo da minha vida, não apenas as que eu tive recentemente”. Por isso, os fãs da loirinha já interligaram as músicas do novo disco com várias outras passadas.

Separamos algumas das principais suposições que os Swifties andam fazendo pelas redes sociais. Confira:

Lado B do Lover

Há uma teoria no TikTok de que Midnights é um “Lado B” mais triste do Lover. Inicialmente, o TS7 se chamaria “Daylight”, música que justamente fala sobre não se definir pelas coisas das quais tem medo e que te assombram no meio da noite. E essa é a temática principal do TS10!

“Lavender Haze”

Como Taylor já explicou em um vídeo no Instagram, “Lavender Haze” é inspirada em seu relacionamento de seis anos com o ator Joe Alwyn. O casal mantém o relacionamento privado e frequentemente é perguntado sobre um possível noivado. “Se eu ganhasse uma libra para cada vez que me disseram que estou noivo, eu teria muitas moedas. A verdade é que, se a resposta fosse sim, eu não diria, e se a resposta fosse não, eu não diria”, disse o britânico para a WSJ Magazine. E na faixa, a loirinha fala sobre o assunto: “Tudo o que eles ficam me perguntando/ É se eu vou ser sua noiva / A única garota que eles vêem / É a de uma noite ou uma esposa”.

“Maroon”

Por causa do verso “E eu perdi você / Aquele com quem eu estava dançando / Em Nova York, sem sapatos”, alguns fãs acham que a canção aborda o relacionamento da loirinha com o ex Tom Hiddleston, com quem dançou no Met Gala de 2016, em Nova York.

Já outros fãs acreditam que essa esteja retratando parte do seu relacionamento com Harry Styles, quem namorou entre 2012 e 2013. No segundo verso da música, Taylor canta sobre um possível término e depois completa com eles reatando para o perder novamente, assim como algumas músicas do álbum “1989”: “Quando o silêncio chegou / Estávamos tremendo, cegos e perdidos / Que inferno, como nos perdemos de vista novamente?”, “Você estava parado com o olhar vazio no corredor / Cravos que você pensou que eram rosas, somos assim / Eu te entendo, não importa o que aconteça”.

“Anti-Hero”

Em “Anti-Hero”, Taylor expõe suas inseguranças e seus medos, tornando a faixa uma das mais vulneráveis de sua carreira. Mas essa não é a primeira vez que ela faz isso! Os mesmos assuntos são tratados também em “Afterglow” e “The Archer”, do Lover (2019). E alguns versos são até parecidos: “It’s me, hi” (“Anti-Hero”) X “Hey, it’s all me” (“Afterglow”).

Após o refrão, no segundo verso, Taylor canta: “Sometimes I feel like everyone is a sexy baby / And I’m monster on the hill / Too big to hang out, slowly lurching toward your favorite city”. Nessa parte ela deixa claro que uma das suas maiores inseguranças é sua altura e o medo de não conseguir se encaixar (de forma figurativa, vale mencionar). “Você conseguiu ouvir meu narcisismo encoberto / E um pouco disfarçado de altruísmo / Como se eu fosse um membro do congresso?” é mais uma maneira de Taylor dizendo que sempre tentou agradar todo mundo e disfarçar algumas nuances da sua personalidade, que poderiam ser interpretadas como defeitos ou simplesmente egoísmo.

“Snow on the Beach”

Durante uma série no Instagram, Taylor revelou que sua parceria com Lana tem esse nome porque era uma música sobre não acreditar que alguém está se apaixonando por você ao mesmo tempo que você está por ela, fazendo uma metáfora com cair neve na praia, que é quase impossível.

“Snow on The Beach” cita diretamente Janet Jackson. Em inglês, o verso diz “Now I’m all for you like Janet”. “All for You” é o nome do sétimo álbum de estúdio de Janet, lançado em 2001. O lead-single do projeto leva o mesmo nome.

“You’re on Your Own, Kid”

“You’re on Your Own, Kid” é uma das músicas mais pessoais da carreira de Taylor. Nela, a artista reflete sobre sua saúde mental e sobre seu transtorno alimentar, revelado no documentário “Miss Americana”. “Eu dei festas e me fiz passar fome / Como se eu fosse salva por um beijo perfeito”, canta. Ela também retrata a situação no clipe de “Anti-Hero”.

Alguns fãs tem a teoria de que a música está contando a história de toda a sua vida, por isso essa foi escolhida para ser a faixa 5 do “Midnights”. “Eu espero pacientemente, ele vai me notar / Está tudo bem, somos melhores amigos de qualquer forma” são algumas das primeiras linhas que a loirinha canta na música que poderiam, ou não, estarem fazendo referências à escrita dela durante seus primeiros dois álbuns, onde ela relatou sua adolescência. “Eu toco no meu celular como se fosse o seu rosto / Eu não escolhi essa cidade, sonho em sair daqui” incorpora “Mean”, do seu terceiro álbum “Speak Now”!

Já no terceiro verso, aparecem as frases: “Eu esperei muito tempo para te ver lá / Eu procurei na festa dos corpos mais bonitos / Só para aprender que você nunca se importou”, que parece ser uma clara alusão a “The Moment I Knew” e “All Too Well”, do seu seu álbum “Red”.

“Eu toco minhas músicas no estacionamento / Eu vou fugir”, “Eu chamei um táxi para me levar até lá / Eu procurei na festa dos corpos mais bonitos / Só para aprender que meus sonhos não são raros”, “Eu organizei festas e me fiz passar fome / Como se eu fosse ser salva por um beijo perfeito / As piadas não tinham graça, eu peguei o dinheiro / Meus amigos mais antigos não sabem o que dizer / Eu olhei em volta do lugar em meu vestido encharcado de sangue / E vi algo que eles nunca poderão tirar de mim” Podem estar retratando as eras “1989” e “reputation”, quando Taylor atingiu o maior pico da sua carreira e então sofreu as consequências da grande fama, foi traída e sentiu-se sozinha.

Taylor termina a canção de uma forma positiva, assim como seu álbum “Lover” foi: cheio de segurança, amizade e paz: “Tudo que você perde é um passo que você dá / Então faça pulseiras da amizade, agarre o momento e saboreie / Você não tem motivos para ter medo”.

Midnight Rain”

Instantaneamente uma das favoritas dos fãs, Midnight Rain conta a história de um relacionamento que tinha várias coisas para dar certo, menos equilíbrio. “Ele queria o conforto, eu queria aquela dor / Ele queria uma esposa, eu estava fazendo meu nome / Perseguindo a fama, ele continua o mesmo” assim Taylor começa a citar todas as dualidades entre os dois personagens principais. O eu lírico deixa claro que essas duas pessoas estão em fases de vida diferentes uma da outra e esse foi o motivo do colapso. “Eu quebrei o coração dele porque ele era legal / Ele era um raio de Sol, eu era a meia-noite”

A grande teoria é que essa faixa retrata o curto relacionamento que Taylor teve com o ator Tom Hiddleston, em 2016, durante “o pior verão” da vida dela, segundo o Lover Journal. E não por causa dele, mas porque durante aqueles meses, Taylor se viu sendo traída por amizades próximas, confusa sobre seus sentimentos e ainda teve que enfrentar a fúria da Internet e dos veículos de mídia após uma certa ligação ter sido gravada ilegalmente e divulgada de uma forma tendenciosa.

“Question…?”

A sétima faixa do Midnights sampleia o hino do 1989, “Out Of The Woods”. As duas faixas possuem a frase “I remember” e algumas outras referências como “Eu juro que era alguma coisa, porque eu não lembro de quem eu era / Antes de você pintar todas as minhas noites de uma cor que eu procuro desde então”, primeiro verso de “Question…?”, e “Você tirou uma foto de nós dois / E então descobriu / Que o resto do mundo era preto e branco / Mas nós tínhamos cores vivas”, primeiro verso de “Out Of The Woods”.

“Alguém já te beijou em uma sala lotada / E cada um de seus amigos estava tirando sarro de você?” pode fazer referência ao beijo que Taylor e Harry Styles deram no Ano Novo, na Times Square, em 2012.

“Labyrinth”

Quando Taylor recebeu um doutorado honorário da Universidade de Nova York, ela discursou na cerimônia e pronunciou a seguinte frase: “Enquanto formos afortunados o bastante para continuarmos respirando, vamos inspirar, respirar, respirar fundo, expirar”. E um verso parecido está em “Labyrinth”! Ela pensa em T-U-D-O!

“Vigilante Shit”

Em “Vigilante Shit”, Taylor parece relembrar sua luta contra Scooter Braun, após a venda dos seus masters: “Às vezes me pergunto qual será sua última mentira”. Quando cita a ex-exposa, a loirinha possivelmente está se referindo à Kim Kardashian, ex de Kanye West, ou sobre Yael Cohen, ex de Braun.

“Karma”

Com certeza um dos maiores surtos dessa fanbase, a música “Karma” surpreendeu alguns fãs por não retratar diretamente os eventos de 2016 ou sua batalha com os Masters, mas sim servir como uma lembrança de que o carma, para Taylor, são coisas boas, porque ela não prejudica ninguém em sua volta. “Carma é meu namorado, carma é um Deus / Carma é a brisa no meu cabelo no fim de semana / Carma é um pensamento relaxante / Você não tem inveja de que não seja para você?”

“Mastermind”

“E eu odeio acidentes, exceto o de quando passamos de amigos para isso”, diz Taylor em “Paper Rings”. E em “Mastermind”, ela revive o momento: “E se eu dissesse que nada disso foi acidental / E que na primeira noite que você me viu, nada iria me parar”.

“Would’ve, Could’ve, Should’ve”

“Eu teria ficado de joelhos / E com certeza eu nunca teria dançando com o diabo / Aos dezenove anos / E a mais pura verdade é que a dor era o paraíso”, desabafa Taylor em “Would’ve, Could’ve, Should’ve”. Pela idade citada, muitos Swifties associaram a música ao antigo relacionamento de Taylor com John Mayer, detalhado na música “Dear John”, do Speak Now.

“High Infidelity”

A data 29 de abril é citada em “High Infidelity”. Alguns fãs repararam que em 2016, no mesmo dia, Calvin Harris lançou com Rihanna “This Is What You Came For”, co-escrita por Taylor.

Glitch

Taylor e Joe Alwyn estão num relacionamento há seis anos. Em “Glitch”, Taylor canta “Mas já se passaram 2190 dias do nosso apagão amoroso”, o que dá exatamente seis anos. Fofos demais, né?

“Bigger Than The Whole Sky”

Embora nós saibamos que Taylor também escreve sobre experiências que não são exatamente dela ou sequer verdadeiras, “Bigger Than The Whole Sky”, uma das sete faixas presentes na versão deluxe surpresa do Midnights vem chamando atenção dos fãs por tratar de um assunto que todos entendemos ou procuramos entender: a perda. No refrão da música, Taylor canta “Adeus, adeus, adeus / Você era maior que todo o céu / Você era mais do que um curto período de tempo / E eu tenho muito o que lamentar” dando a entender que o eu lírico está sofrendo por ter perdido alguém mais cedo do que o esperado. As próximas linhas são: “Eu nunca vou saber / O que poderia ter sido / O que deveria ter sido / O que teria sido você”, confirmando que ela, teoricamente, não conhecia quem perdeu. Alguns fãs especularam que a letra pode ser sobre um aborto espontâneo, não necessariamente de Taylor.





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