O grande retorno da The Eras Tour aconteceu em Tóquio, no dia 7 de fevereiro. Taylor Swift desembarcou na cidade para 4 shows após quase 5 anos longe das terras japonesas. A artista ficará em turnê 2024 inteiro, com mais 67 shows internacionais, na Oceania e Europa, e finalizará a turnê ao passar novamente pelos Estados Unidos, com mais 9 shows, e Canadá, com 8 espetáculos.
Falando em espetáculo, o de ontem à noite no Japão (ou hoje de manhã para nós) foi especial em vários sentidos. A setlist e os figurinos permaneceram (e coitado do macacão do “reputation”), mas Taylor interagiu em japonês com seus fãs, revelou detalhes de seu novo álbum, “The Tortured Poets Department”, tocou Dear Reader e Holy Ground como músicas surpresas e ainda trocou a letra de uma dessas!
Setlist
Lover
1 – Miss Americana & The Heartbreak Prince
2 – Cruel Summer
3 – The Man
4 – You Need to Calm Down
5 – Lover
6 – The Archer
Fearless
7 – Fearless
8 – You Belong With Me
9 – Love Story
evermore
10 – ’tis the damn season
11 – willow
12 – marjorie
13 – champagne problems
14 – tolerate it
reputation
15 – Ready for It?
16 – Delicate
17 – Don’t Blame Me
18 – Look What You Made Me Do
Speak Now
19 – Enchanted
20 – Long Live
Red
21 – 22
22 – We Are Never Ever Getting Back Together
23 – I Knew You Were Trouble
24 – All Too Well (10 Minute Version)
folklore
25 – the 1
26 – betty
27 – the last great american dynasty
28 – august
29 – illicit affairs
30 – my tears ricochet
31 – cardigan
1989
32 – Style
33 – Blank Space
34 – Shake It Off
35 – Wildest Dreams
36 – Bad Blood
Músicas surpresas
37 – Dear Reader
38 – Holy Ground
Midnights
39 – Lavender Haze
40 – Anti-Hero
41 – Midnight Rain
42 – Vigilante Shit
43 – Bejeweled
44 – Mastermind
45 – Karma
Momentos de destaque
- A tão esperada ponte de “Cruel Summer” sendo cantada pelos Swifties japoneses;
- As luzes da canção “marjorie” iluminando o Tokyo Dome;
- Taylor falou que seu plano inicial era anunciar o “The Tortured Poets Department” no palco do Grammy, caso vencesse alguma categoria, senão ela teria anunciado no primeiro show de Tóquio: “Outra coisa que tenho que agradecer, nós tivemos uma noite bem louca no Grammy! Tantas coisas aconteceram. Eu estava pensando que se eu tivesse uma oportunidade de subir no palco eu ia anunciar o álbum!”.
Taylor também revelou que começou a escrever o álbum logo após de finalizar o “Midnights” e que foi gravado durante a etapa estadunidense da “The Eras Tour”, em suas saídas para o estúdio. “Tenho trabalhado em ‘Tortured Poets’ desde logo depois que finalizei o ‘Midnights’. Você entrega um álbum com meses de antecedência para a gravadora para poder fazer vinis – que são os melhores. Então comecei a trabalhar nele imediatamente depois disso e estive trabalhando nele por cerca de dois anos. Trabalhei nele durante toda a turnê pelos EUA, e quando ficou perfeito, na minha opinião, ou quando estava bom o suficiente para vocês, eu terminei. E estou tão animada que em breve ouviremos ele, em breve poderemos viver ele juntos.”
- Além disso, Taylor mencionou os comentários negativos de que ela lança muitos álbuns. “Todo mundo fica tipo, ‘Por que você faz tantos álbuns?’ Eu fico tipo, ‘Cara, porque eu adoro isso! Eu amo tanto isso! Estou me divertindo, me deixe em paz.'”
- Taylor arriscando o japonês;
- Momento em que Taylor troca a letra de “Dear Reader” ao cantá-la pela primeira vez ao vivo: “these desperate prayers of a cursed man” (essas preces desesperadas de um homem amaldiçoado) para “these rentless tears of a cursed man” (essas lágrimas inquietas de um homem amaldiçoado).
- Taylor Swift cantando “Holy Ground” com um sorriso no rosto.
- E por último, a loirinha quase caindo em sua performance de “Vigilante Shit”!