Após o lançamento de “The Tortured Poets Department”, o mais recente álbum de Taylor Swift, uma das músicas que mais recebeu atenção foi “The Black Dog”. Ainda existe muita especulação sendo feita sobre quem poderia ter sido a real inspiração da loirinha ao dar essa canetada. Porém, uma coisa é inegável: certa atenção foi direcionada para a banda The Starting Line, mencionada na letra dessa canção.
O vocalista, Kenny Vasoli, conversou recentemente com a Variety sobre ter sido pego no susto com essa menção e como está colhendo os louros de todo esse foco voltado à sua banda, além de se mostrar muito feliz e grato com tudo isso. Confiram a matéria abaixo.
Fonte | Tradução e Adaptação: Equipe TSBR.
Não existe bilhete dourado como o bilhete dourado de encontrar seu nome na letra de uma música da Taylor Swift. Uma coisa é você ser Charlie Puth e já estar na lista dos 150 principais artistas mensais do Spotify. Mas para outro artista musical mencionado no álbum “The Tortured Poets Department”, de Swift, o impacto será muito mais impactante. A banda pop-punk The Starting Line é mencionada duas vezes na música “The Black Dog”, e de repente a nostalgia (ou a nova curiosidade sobre) o grupo baseado na Filadélfia dispara.
O grupo explodiu na cena emo em 2002 com uma música chamada “The Best of Me”, que presumivelmente é a música sem nome sobre a qual Swift se refere nas letras. Como a banda – que tem atuado apenas esporadicamente nos últimos anos – está reagindo ao receber um endosso inesperado da maior estrela pop do universo?
Em primeiro lugar, eles estão felizes por não estarem sendo usados em uma faixa de briga. Bem, é uma faixa de briga, mas certamente não é uma dissimulação. “Estou tão feliz que parece que fomos usados de uma forma relativamente positiva”, disse o cantor Kenny Vasoli, em uma conversa telefônica com a Variety. “Foi realmente uma chuva de amor inesperada e um momento de muita gratidão para a banda, porque é algo que nunca poderíamos ter previsto, especialmente de alguém da magnitude dela. É um tipo de menção muito fofa a que ela fez para nós.”
The Starting Line, na verdade, desfruta da distinção de ser o único outro artista a ser mencionado duas vezes pelo nome nas letras do álbum. Tome isso, Puth, Blue Nile, Patti Smith, Dylan Thomas, Clara Bow e Stevie Nicks! (Na verdade, poderia ser três vezes, já que, além das duas menções em “The Black Dog”, a frase “a linha de partida”, The Starting Line, também aparece separadamente na música “Fresh Out the Slammer”, mas não é usada como uma referência de banda ali, apenas uma figura de linguagem… ou não?)
O nome aparece no primeiro refrão:
I just don’t understand how you don’t miss me
In The Black Dog
When someone plays The Starting Line and you jump up
But she’s too young to know this song
That was intertwined in the magic fabric of our dreaming
Old habits die screamingEu apenas não entendo como você não sente minha falta
No Black Dog
Quando alguém toca The Starting Line e você dá um pulo
Mas ela é jovem demais para conhecer essa música
Que estava tão interligada no tecido mágico que nossos sonhos
Velhos hábitos morrem gritandoE eles voltam em uma segunda rodada:
And I hope it’s shitty
In The Black Dog
When someone plays The Starting Line and you jump up
But she’s too young to know this song…Eu espero que seja tudo uma merda
No Black Dog
Quando alguém tocar The Starting Line e você der um pulo
Mas ela é jovem demais para conhecer essa música…“Sinto que estamos tentando transmitir algum tipo de nostalgia da época e do tipo de música que fazíamos naquela época, e estou muito lisonjeado por sermos a representação disso”, diz Vasoli.
Swift estaria completando 13 anos no ano em que “Best of Me” foi lançado, um número que obviamente ocupa um lugar especial para ela, possivelmente até mesmo como idade. E mesmo que a música tenha sido um sucesso nacional entre os fãs emos, estabelecendo a banda The Starting Line como material da Warped Tour, o grupo continua sendo herói de sua cidade natal na área da Filadélfia, não muito longe de onde Swift cresceu, o que pode solidificar um apelo nostálgico para ela.
No entanto, a letra também estabelece claramente que a empolgação em compartilhar “Best of Me” era algo que ela e a pessoa com quem ela acabou de terminar na música tinham em comum… e Swift não costuma mentir em seu material. Portanto, a questão que irrita os fãs é: se não é ficção, é mais provável que seja sobre Matty Healy ou Joe Alwyn?
“Certamente estou fazendo um curso intensivo sobre a história de fundo dos personagens envolvidos nisso”, diz Vasoli, sem escolher nenhum lado. “Portanto, tem sido um estudo muito fascinante dentre o fandom, com certeza.”
Dando peso óbvio ao argumento a favor de Healy, o vocalista do 1975, é que ele na verdade cantou “Best of Me” duas vezes em um show enquanto namorava Taylor Swift, pelo menos pelos cronogramas estabelecidos na rede mundial de computadores. Ou pelo menos ele cantou um trecho da música característica do Starting Line em um show em 21 de abril de 2023 e novamente em 3 de maio do ano passado. “Essa é para as pessoas na casa dos trinta”, brincou Healy após apresentar o trecho da música. Agora, não é fácil dizer conclusivamente que nenhuma outra pessoa que se separou de Swift nos últimos anos também era um grande fã de música emo, mas é o que se fala pela internet.
Quando Healy começou a mostrar seu amor pelo Starting Line em um show na primavera passada, “ouvimos falar sobre isso, mas certamente não recebemos o tipo de atenção que recebemos agora, dessa vez. Parece que agora as pessoas estão conferindo um pouco mais os vídeos dele no YouTube fazendo um cover daquela música, e há um pouco mais de investigação a ser feita sobre eles. Na época, era uma coisa legal que passava entre os caras, mas não foi muito além disso.”
(Argumentando contra a teoria de que “The Black Dog” é sobre Healy: com base nas fotos que Jack Antonoff postou das sessões de estúdio do ano passado, os fãs acreditam que a música foi gravada em meados de maio de 2023. O que levaria a uma hipótese de que é realmente sobre Alwyn, e que ela tocou a música para Healy, que então se inspirou para fazer um cover de “Best of Me” no show A teia de acontecimentos meio confusa.)
Nem Vasoli tem nenhuma teoria sobre qual Black Dog da vida real, se houver, Swift está se referindo na letra, na qual ela vê que seu ex recente se esqueceu de desligar o compartilhamento de localização em seu telefone, então ela sabe exatamente qual bar ele está entrando. Há um bar Black Dog em Londres, mas também há uma Black Dog Tavern em Martha’s Vineyard, e depois há um bar de heavy metal em Paris chamado Black Dog, entre outros.
Mas ele não tem nenhum conhecimento pessoal de nenhuma das possibilidades de geolocalização do Black Dog. “Não, os únicos cães pretos que conheci são apenas bons meninos e meninas no parque canino”, diz ele. “Seu palpite é tão bom quanto o meu sobre isso.”
The Starting Line tem apenas dois shows programados no momento: um show no Novo em Los Angeles no primeiro dia do verão, 21 de junho, seguido muito mais adiante por um show no festival When We Were Young em 19 de outubro. Na verdade, The Starting Line fez alguns shows em 2023; esse foi o máximo que a banda fez em cerca de um quarto de século.
Eles poderiam ser contatados muito mais agora e se autodenominar uma das poucas bandas de rock ‘n’ roll de seu tipo endossadas por Swift no mundo?
“Sabe, tem sido uma espécie de assunto de conversa sobre o quanto você se inclina para algo assim” Vasoli admite, um pouco cauteloso até consigo mesmo sobre o quanto deve ser visto como alguém que está tirando vantagem disso. “Porque algo assim não é algo que você realmente planeja em sua carreira musical. As reverberações têm sido muito grandes e estamos apenas tentando aceitar isso com gratidão neste momento, sentando e vendo o que acontece daqui pra frente.”
Porém, o cantor diga que essas duas datas de shows “são tudo por enquanto, haverá mais coisas acontecendo e mais coisas sendo agendadas. A grande maioria da banda tem empregos diurnos que os obrigam a ficar um pouco em casa, mais do que algumas das outras bandas. Portanto, não pegamos a estrada regularmente por muito tempo, mas estamos tentando entrar em um ritmo onde possamos fazer mais disso.”
Ele também diz que novas músicas do grupo serão ouvidas pela primeira vez desde um EP de 2015.
“Tem havido um aumento em tocarmos juntos e uma dinâmica interpessoal muito grande entre os membros da banda recentemente, que tem sido algo muito criativo e inspirador, tocando juntos recentemente. Então, estamos em um processo criativo escrevendo novas músicas desde o ano passado. Estamos apenas coletando tudo e descobrindo a melhor maneira de divulgar isso. Mas estamos gerando música e já faz algum tempo. Com a gente tentando voltar a um ritmo mais normal com a banda, depois de todo esse tempo, é bom que estejamos recebendo um pouco de luz sobre nós neste momento, especialmente considerando que estamos nos envolvendo mais do que nunca desde tipo 2007, quando meio que tiramos o pé do acelerador.”
“The Black Dog” é facilmente uma das três ou quatro novas músicas sobre as quais os swifties mais concordam. Os tópicos dedicados à música mostram uma mistura de debates sobre ser sobre Joe ou Matty, novos fãs emo que estão maravilhados por terem um lugar para falar sobre seu amor de longa data pela Starting Line e, em seguida, aquele subconjunto menor de pessoas que são Swifties e que vão começar a ouvir a banda.
Sample comments on Reddit threads about the Starting Line’s name-check: “I am losing my millennial mind over this reference.” “This one was for the elder emo swifties.” “I screamed! They were my absolute favorite band in high school. My husband and I still listen to them all the time.” “All the elder emo millennials screaming: One of us, one of us.” “That moment when you realize you’re a musical influence to one of the biggest stars on the planet.” “Drop the (Starting Line) cover of the song immediately.”
Exemplos de comentários em tópicos do Reddit sobre a verificação do nome do Starting Line: “Estou perdendo a cabeça de millennial por causa dessa referência.” “Essa é para os emos swifties mais velhos.” “Eu gritei! Eles eram minha banda favorita no ensino médio. Meu marido e eu ainda os ouvimos o tempo todo.” “Todos os emos millennials mais velhos gritando: um de nós, um de nós.” “Aquele momento em que você percebe que é uma influência musical para uma das maiores estrelas do planeta.” “Solta o cover (de The Starting Line) imediatamente.” E: “Essa é a coisa mais Pennsylvania que essa mulher já fez na vida! Estou muito feliz por vocês, caras!”
(Para aqueles que realmente prestam atenção aos dois mundos que se cruzam, um fã comum observou: “Engraçado pensar que o Starting Line e a primeira banda de Jack, Steel Train, estavam ambos na Drive Thru Records.”)
O cantor ainda parece maravilhado, para usar uma palavra swiftiana, com esse golpe de reconhecimento. “É uma viagem, cara, com certeza. Não posso estar nada além de muito grato e honrado por tudo isso. E é bom poder falar com alguém como você sobre nosso grupo em qualquer função. Estou muito feliz com isso.”
E se mais datas estiverem realmente previstas como resultado disso? “Por favor, galera, venham conferir nossa banda. Se fomos bons o suficiente para sermos mencionados, venham conferir a mercadoria.” De repente, ele fica envergonhado com o que acabou de dizer. “Você não precisa colocar essa parte. Isso parece tão estranho”. Vasoli pode ser perdoado por um pouco de entusiasmo: estar incorporado no documento que o mundo inteiro está digitalizando – uma folha de letra de música– é o tipo de coisa que pode fazer alguém dar um pulo.
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.