Na sexta-feira (3), Taylor Swift abriu as cortinas para seu 12º álbum, “The Life of a Showgirl”. No domingo (5), às 20h (BRT), ela deu o próximo passo da era com o lançamento do videoclipe de “The Life of Ophelia”, uma produção cheia de simbolismos, drama e estética retrô.
Em “The Life of Ophelia”, Taylor mergulha na melancolia da personagem de Shakespeare e a transforma em algo totalmente dela. A câmera passeia entre o teatral e o íntimo, traduzindo em imagem o caos elegante que sempre acompanhou sua arte.
Créditos — The Fate of Ophelia
Direção: Taylor Swift
Produção Executiva / Line Producer: Jill Peterek Presnal (@jillyjill)
Direção de Fotografia: Rodrigo Prieto (@rpstam)
Coreografia: Mandy Moore (@nopenother)
Figurino: Joseph Cassell (@josephcassell1)
Efeitos Visuais (VFX): house of parliament (@prlmt)
1º Assistente de Direção: Domino Anthony (@domino.anthony)
Edição: Chancler Haynes (@chancler)
Cabelo: Jemma Muradian (@jemmamuradian)
Maquiagem: Lorrie Turk (@lorrieturk)
Ophelia
A referência é direta: O vestido branco, o cenário com água e flores, e o olhar distante remetem às pinturas que imortalizaram a personagem, especialmente as de John Everett Millais e John William Waterhouse.
Marylin Monroe
Com o cabelo platinado e curto, o batom vermelho e o vestido cintilante. O camarim iluminado completa o clima de bastidores de um musical clássico. Taylor vive a showgirl hollywoodiana cercada pelo mesmo brilho que eternizou Marilyn.
Ronettes
O trio de dançarinas com vestidos pretos brilhantes, cabelos volumosos e delineado marcante traz de volta o visual clássico do grupo, enquanto a iluminação vermelha e o palco simples deixam tudo com cara de performance vintage.
Busby Berkeley
A estrutura de palco usada no clipe é uma homenagem ao estilo de Busby Berkeley (diretor e coreógrafo famoso pelos musicais de Hollywood nos anos 1930). Assim como nas produções dele, a cena é construída em camadas de escadas, simetria e perspectiva.
Durante a entrevista com o Zane Lowe, Taylor revelou que o clipe está recheado de mais de 100 easter eggs. Vem ver quantos a gente conseguiu decifrar!
Só na cena de abertura já dá pra encontrar nove easter eggs. O clipe começa em um teatro vintage: O Los Angeles Theatre.
Logo de início, o clipe traz uma participação especial: Sam McWilliams, dançarino da The Eras Tour e figura querida entre os fãs, aspirando o carpete do teatro.
Atrás dele, é possível ver o quadro original de Ophelia e, do outro lado, uma releitura feita por Taylor Swift e um carrinho de limpeza, objeto que Taylor usava para entrar no palco da The Eras Tour sem que revelasse seu figurino do dia.
Ainda nos quadros, é possível ver um gatinho.
No topo da escadaria, uma pintura mostra Taylor ao lado de Max Martin e Shellback.
Nas varandas do teatro, lê-se “The Fate”; na escada azul, “of”; e no piso, “Ophelia”: Formando o título da música.
Já no andar inferior, dois pôsteres chamam atenção: à direita, um com a palavra “Wood” (nona faixa do álbum), e à esquerda, outro com os dizeres “Female Rage”, nome que Taylor deu ao ato do The Tortured Poets Department na The Eras Tour.
Na segunda cena, vemos a participação das Starlights (grupo que faz os backing vocals nas turnês de Taylor) e que retornam novamente no clipe mais tarde, um megafone, fazendo menção a letra: “I heard you calling, on a megaphone” e estrelas laranjas penduradas no teto, usadas durante o projeto de divulgação do álbum e que compõem a capa do CD Deluxe.
Nesse take, Taylor traz 5 easter eggs: A direita, podemos ver o busto em pedra da sua gatinha Olivia. Na mesa em frente dela, um pão de fermentação natural (Seu atual hobby favorito) ao lado de um pêssego e um colar de pérolas, uma referência a última faixa do álbum “The Life of a Showgirl” que conta com Sabrina Carpenter: “You’re sweeter than a peach” (Você é mais doce que um pêssego) e “I took her pearls of wisdom, hung them from my neck” (Eu peguei suas pérolas de sabedoria, pendurei-as no meu pescoço). Ao fundo, podemos ver uma miniatura da Estátua da Liberdade.
Aqui, Taylor recebe um fósforo entregue também por um dançarino da The Eras Tour: Kameron (Kam) Saunders, fazendo uma referência a letra: “As legend has it you/Are quite the pyro/You light the match to watch it blow” (Reza a lenda que você é um belo piromaníaco/Você acende o fósforo só para assistir tudo explodir)
No primeiro take onde Taylor aparece caracterizada de Marylin Monroe, é possível encontrar dois easter eggs: Dentro do ármario, um vestido de tule transparente coberto em pedrarias, bem similar ao vestido usado pela atriz para cantar “Feliz Aniversário” ao presidente americano JFK em 1962. Do outro lado, temos headshots de todos os dançarinos da The Eras Tour, que vimos primeiro no Pop Up do Spotify no final de Setembro.
Na cena dentro do camarim, vemos 2 easter eggs ao fundo do plano, a direita: Uma arara com roupas usadas pela Taylor no photshoot de divulgação do álbum e preso ao espelho, uma foto de Travis Kelce. Esse recorte foi feito de um vídeo publicado no mesmo dia, 9 anos atrás, onde ele faz uma brincadeira de “Casar, beijar ou morrer” com Taylor Swift. Além de ser uma referência direta a letra de So High School: “Are you gonna marry, kiss, or kill me?/It’s just a game, but really/I’m bettin’ on all three for us two”(Você vai casar comigo, me beijar ou me matar?/É só um jogo, mas sério/Estou apostando nos três para nós dois)
Na parte do barco, Taylor faz uma releitura da morte de Ophelia, ela salta do barco e morre afogada pelo mar. Ao lado, podemos ver o retorno das Starlights na cena.
Seria essa uma releitura da jaqueta icônica de Karma?
No claquete, podemos mais encontrar 3 easter eggs! “Sequins are forever” (lantejoulas são para sempre) também é uma referência a letra de The Life of a Showgirl. Kitty Finlay é o nome da cachorra de sua mãe, Andrea, e Finlay também é o sobrenome de sua avó, Marjorie. “Take 100” pode ser interpretado de duas formas: Uma referência a letra “Keep it 100” da música e a soma de 13 (número da sorte de Taylor Swift) + 87 (Número da camiseta de Travis Kelce no Chiefs)
Nessa cena, podemos ver toda a tracklist do álbum abreviada pelas iniciais ao fundo de Taylor. Já no poster da parede, podemos ler novamente a frase “Sequins are forever” (lantejoulas são para sempre) e “Sleepless in the onyx night” (Sem dormir na noite de ônix), uma referência direta a música Opalite.
Durante o corredor, podemos ver Natalie Reid (outra dançarina da The Eras Tour) segurando um chihuahua dentro de uma bolsa, uma ligação direta a letra de Actually Romantic “Like a toy chihuahua barking at me from a tiny purse” (Como um chihuahua de brinquedo latindo pra mim de uma bolsinha). O casaco de pelos usado por Taylor também relembra bastante o usado no clipe de Lavender Haze. Para finalizar, Taylor recebe e joga para trás uma bola de futebol americano, uma clara referência à Travis.
Ao entrar no quarto de hotel, de número 87 (outra clara referência a Travis) é possível ver a banda original da The Eras Tour tocando instrumentos de brinquedo, as Starlights novamente e a bola de futebol americano.
Um pouco antes de finalizar o clipe, podemos ver um oscar no chão do banheiro, uma referência a letra de Wi$h Li$t “And an Oscar on their bathroom floor” (E um Oscar no chão do banheiro).
Taylor finaliza o clipe referênciando a si mesma e a capa do álbum The Life of a Showgirl.
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