No dia 7 de agosto, um dia antes do primeiro show na cidade, a Polícia de Viena prendeu um suspeito de planejar um atentado terrorista nos shows de Taylor Swift na Áustria. O jovem de 19 anos foi detido pela manhã com substâncias químicas explosivas.

Mais tarde, no mesmo dia, um segundo homem de 17 anos foi preso, amigo do primeiro jovem. Karl Nehammer, chanceler da Áustria, escreveu no X após as notícias das prisões: “Graças à cooperação intensiva de nossa polícia e do recém-criado DSN (Diretoria de Segurança e Inteligência) com serviços estrangeiros, a ameaça foi identificada logo no início, combatida e uma tragédia foi evitada.” O suspeito austríaco de 19 anos com raízes na Macedônia do Norte foi preso em Ternitz, ao sul de Viena, e a segunda pessoa na capital austríaca.

Algumas horas após a prisão dos dois suspeitos, os três shows da The Eras Tour de Taylor Swift em Viena foram cancelados. Em um comunicado divulgado pela equipe da cantora, foi informado que a decisão foi tomada por questões de segurança.

Um terceiro jovem foi detido na capital, no dia 9, em decorrência de sua ligação com o principal suspeito de planejar o ataque e ao Estado Islâmico. As idades dos três detidos são 17, 18 e 19 anos e, segundo informações divulgadas previamente, a internet foi um dos meios que usaram para o planejamento.

Além disso, amigos do principal suspeito de 19 anos teriam sido contratados como funcionários do serviço de segurança do show. O adolescente teria planejado dirigir um carro contra os 20.000 fãs que estavam do lado de fora do Estádio Ernst Happel durante os shows antes de atacar com facões e facas as pessoas.

Confira, abaixo, o comunicado de Taylor Swift sobre o ocorrido.

“Em resumo

Encerramos oficialmente a etapa europeia da The Eras Tour. Com isso vieram os públicos mais apaixonados para os quais já toquei, novas tradições no show e uma era totalmente nova adicionada. Foi um ritmo mais agitado do que antes, e estou muito orgulhosa da minha equipe/colegas artistas por serem capazes de realizar fisicamente aquele show e construir nosso enorme palco, desmontá-lo e fazer mágica com tão poucos dias entre se recompor e viajar. Eles são as pessoas mais impressionantes que conheço e tenho muita sorte por terem dedicado seu tempo, energia e conhecimento para a The Eras Tour. Subir no palco em Londres foi uma montanha-russa de emoções. Ter nossos shows em Viena cancelados foi devastador. O motivo dos cancelamentos me encheu de uma nova sensação de medo e de uma tremenda culpa porque tantas pessoas planejaram ir a esses shows. Mas também fiquei muito grata às autoridades porque graças a elas estávamos em luto pelos concertos e não pelas vidas. Fiquei animada com o amor e a união que vi nos fãs. Decidi que toda a minha energia deveria ser destinada a ajudar a proteger quase meio milhão de pessoas que vieram assistir aos shows em Londres. Minha equipe e eu trabalhamos lado a lado com a equipe do estádio e as autoridades britânicas todos os dias na busca desse objetivo, e quero agradecê-los por tudo que fizeram por nós. Deixe-me ser bem clara: não vou falar publicamente sobre algo se achar que isso pode provocar aqueles que querem prejudicar os fãs que vêm aos meus shows. Em casos como este, ‘silêncio’ é, na verdade, mostrar moderação e esperar para se expressar no momento certo. A minha prioridade era terminar a nossa leg europeia em segurança e é com grande alívio que posso dizer que o conseguimos. E então Londres pareceu uma linda sequência de sonho. Todas as cinco multidões no Wembley estavam cheias de paixão, alegria e exuberância. A energia naquele estádio era como o maior abraço de urso de 92 mil pessoas todas as noites, e isso me trouxe de volta a um lugar de calma despreocupada lá em cima do palco. Tivemos algumas apresentações surpresas ÉPICAS dos meus amigos de longa data Ed Sheeran, Florence & The Machine e Jack Antonoff. Apresentar ‘Florida!!!’ com Flo pela primeira vez foi inesquecível e Ed me levou de volta às nossas antigas memórias da Red Tour. Foi a honra mais estonteante tornar-se a primeira artista solo a tocar no Wembley 8 vezes em uma turnê. Aos fãs que nos viram neste verão, vocês sempre terão o lugar mais brilhante em minhas memórias. Vocês foram um sonho para se apresentar, dançar e compartilhar aqueles momentos mágicos. Veremos todos vocês novamente quando retomarmos a The Eras Tour em outubro, mas por enquanto podemos descansar um pouco. Obrigada pela aventura de uma vida. Que continue…”





Twitter do site

Instagram do site

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Facebook do site