Taylor Swift acaba de quebrar mais um recorde na indústria fonográfica. Seu novo álbum, The Life of a Showgirl, estreou diretamente no topo da Billboard 200 com impressionantes 4 milhões de unidades equivalentes vendidas em apenas uma semana (sendo 3,4 milhões em vendas puras), o maior número registrado desde que a Luminate começou a coletar dados digitais em 1991. Com esse resultado, Swift conquista seu 15º álbum número 1, superando Drake e JAY-Z e se tornando a artista solo com mais estreias no topo da parada.
A informação foi confirmada em nova matéria da Billboard:
O novo álbum de Taylor Swift, The Life of a Showgirl, estreia em primeiro lugar na Billboard 200 em uma semana histórica, com vendas e consumo de álbuns em níveis sem precedentes na era moderna.
Swift conquista assim o 15º álbum número 1 da carreira na principal parada de álbuns dos Estados Unidos (datada de 18 de outubro), quebrando o empate que mantinha com Drake e JAY-Z pelo maior número de estreias no topo entre artistas solo. Agora, ela se torna a única artista solo com o segundo maior número de álbuns número 1 da história, atrás apenas dos Beatles, que lideram com 19 desde o início da publicação semanal do ranking, em 1956.
Todos os 15 álbuns de estúdio e regravações de Taylor Swift — desde Fearless (2008), seu segundo disco, até The Life of a Showgirl — estrearam diretamente no topo da parada.
De acordo com a empresa de métricas Luminate, The Life of a Showgirl estreou com 4,002 milhões de unidades equivalentes (que incluem vendas puras e streaming) na semana encerrada em 9 de outubro, após o lançamento em 3 de outubro. Desse total, 3.479.500 são vendas puras — o maior número registrado em uma única semana desde o início da coleta digital de dados da Luminate, em 1991, que marca o início da era moderna das medições musicais.
Antes disso, o recorde moderno pertencia a 25, de Adele, que vendeu 3,482 milhões de unidades — sendo 3,378 milhões em vendas puras — na semana de estreia em novembro de 2015.
A Billboard 200 classifica os álbuns mais populares da semana nos Estados Unidos com base em uma métrica composta de consumo, medida em unidades equivalentes de álbuns. Essas unidades combinam vendas físicas e digitais (álbum sales), downloads individuais (TEA) e streams de áudio e vídeo (SEA). Cada unidade equivale a uma venda de álbum, 10 faixas baixadas ou 3.750 streams com anúncios / 1.250 streams pagos.
Das 4,002 milhões de unidades conquistadas por The Life of a Showgirl, 3.479.500 correspondem a vendas puras — o que garantiu também a estreia do álbum em número 1 no Top Album Sales — e 522.600 vieram de streaming, o equivalente a 680,9 milhões de reproduções sob demanda, levando o disco também ao número 1 no Top Streaming Albums.
Nenhuma unidade veio de TEA, já que nenhuma faixa do álbum foi disponibilizada para compra individual nas plataformas digitais. The Life of a Showgirl é, portanto, o primeiro álbum a atingir o topo da Billboard 200 sem vendas individuais de faixas desde que o ranking passou a considerar unidades equivalentes, em dezembro de 2014.
O álbum foi anunciado em 12 de agosto, com pré-vendas abertas na loja oficial da cantora pouco depois. Lançado em 3 de outubro, Swift deu início à divulgação com aparições em programas de TV e rádio, incluindo entrevistas no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon (6 de outubro) e Late Night with Seth Meyers (8 de outubro).
Além disso, o filme Taylor Swift: The Official Release Party of a Showgirl liderou as bilheterias dos cinemas nos EUA e Canadá durante o fim de semana de estreia (3 a 5 de outubro), enquanto o clipe do single principal, “The Fate of Ophelia”, foi lançado em 5 de outubro.
Aqui está uma análise dos artistas com o maior número de álbuns em primeiro lugar desde que a Billboard 200 começou a ser publicada de forma regular e semanal em março de 1956.
19, The Beatles
15, Taylor Swift
14, Drake
14, JAY-Z
11, Eminem
11, Future
11, Bruce Springsteen
11, Barbra Streisand
11, Ye (Kanye West)
10, Elvis Presley
9, Garth Brooks
9, Kenny Chesney
9, Madonna
9, The Rolling Stones
Em dezembro de 2014, a Billboard 200 começou a classificar os álbuns mais populares da semana com base em unidades equivalentes de álbuns. Anteriormente, a parada era classificada apenas pelas vendas puras de álbuns (compras de álbuns físicos e digitais). A seguir, um resumo das 10 maiores semanas em unidades — seis delas pertencentes a Swift — desde dezembro de 2014.
Além desse recorde, Taylor Swift ocupa o Top 10 da Hot 100 inteiro pela terceira vez, sendo a única artista a conquistar tal feito:
No instagram, Taylor agradeceu seus fãs pela longa jornada em seus (quase) 20 anos de carreira:
Nunca vou esquecer o quão empolgada eu fiquei em 2006, quando meu primeiro álbum vendeu 40 mil cópias na primeira semana. Eu tinha 16 anos e nem conseguia imaginar que tanta gente se importaria com a minha música a ponto de investir tempo e energia nela. Desde então, tenho tentado conhecer e agradecer pessoalmente o máximo de pessoas possível que me deram a chance de correr atrás desse sonho insano. Aqui estamos, todos esses anos depois e cem vezes mais pessoas apareceram por mim nesta semana. Tenho 4 milhões de “obrigadas” que quero mandar aos fãs, e 4 milhões de motivos para me sentir ainda mais orgulhosa deste álbum do que já estava. Obrigada por irem aos cinemas celebrar esse projeto, por investindo no vinil, streaming, assistirem ao clipe, comprarem os CDs, lerem os poemas que escrevi dentro da embalagem e mergulharem no universo de The Life of a Showgirl.
Vou guardar essa sensação para sempre. Apenas uau. Obrigada pelo lindo buquê 💐
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.