O lançamento do “reputation” já tem data marcada para esta sexta-feira. Enquanto os americanos, e boa parte do mundo, poderão adquirir suas cópias físicas nas lojas tão cedo elas abram suas portas, os serviços de stream como Spotify ainda estão à deriva. Mesmo que este ano tenha marcado a reconciliação de Taylor com as plataformas online, com a disponibilização imediata de todas as músicas lançadas até agora, o destino do álbum é incerto, segundo matéria do New York Times.
Enquanto o mundo aguarda o lançamento do novo álbum de Taylor Swift, “reputation”, na sexta-feira, a indústria tem se ocupado com um jogo de adivinhação: ele estará disponível imediatamente nos serviços de streaming?
O streaming contribui atualmente com dois terços da receita da indústria da música nos Estados Unidos e poucos artistas considerariam não colocar sua música em plataformas como o Spotify ou Apple Music.
Mesmo assim, com a aproximação do lançamento do “reputation”, quatro executivos de grandes serviços de streming disseram que eles não esperam que o álbum esteja disponível para o streaming, pelo menos em um primeiro momento. Mas tais executivos, que falaram anonimamente para proteger negociações particulares, dizem que os planos podem mudar a qualquer momento.
(…)
Nem Taylor ou sua gravadora anunciaram seus planos e a porta-voz da estrela não quis comentar.
(…)
Para aqueles que tem vigiado o Spotify de perto, podem notar a falta de promoção das músicas de Swift. Quando ela lançou “Call It What You Want” semana passada, a música não apareceu na popular playlist de “New Music Friday” do Spotify.
Graham James, um porta-voz do Spotify, não quis comentar se o serviço teria o álbum de Swift. Quando perguntado sobre a ausência da música na playlist ele disse: “Nossa política é de trabalhar com artistas e empresários que queiram trabalhar junto conosco para se conectar com seus milhares de fãs no Spotify”.
Representantes da Apple, Amazon e Tidal não quiseram comentar.
A ausência de Swift do streaming — onde a maior parte das pessoas escutam música agora, principalmente os jovens — carrega um risco a mais de se afastar do mercado. O primeiro single do álbum “Look What You Made Me Do”, alcançou o primeiro lugar e acumulou milhões de streams, mas os lançamentos seguintes não conquistaram a mesma marca. “… Ready for It?”, por exemplo, que foi lançada em seguida, parou no quarto lugar e foi executada em um moderado número de 93 milhões de vezes no Spotify.
Fonte: The New York Times
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.