01 de fevereiro de 22 Autor: Maria Eloisa
Filmes que combinam com o “folklore”

Matéria escrita originalmente pelo Young Hollywood e traduzida pela Equipe TSBR

Não podemos agradecer suficientemente à Taylor Swift por seu álbum místico e pelo convite de nos perdermos nas flores folclóricas! A narrativa poética e liricamente vivida de Swift em folklore faz parecer que você está escutando um livro de contos – a energia que cerca o álbum é tão poderosa que fez todos nós usarmos cardigãs no meio do verão! Desde o primeiro momento em que ouvi o álbum, não pude deixar de pensar que cada faixa poderia ser transformada em filme, graças a habilidade de Swift de criar cenários incríveis com suas letras. Se está procurando por correspondentes cinematográficos aos seus contos “folcloreanos” favoritos, aqui vão algumas recomendações de filmes para cada faixa de folklore.

“the 1” — Eu Estava Justamente Pensando em Você

Na música “the 1”, Taylor conta a história de alguém que foi embora e o que teria acontecido se ele não tivesse ido. Ela explica a faixa como uma “atualização para esse ex amor de como sua vida está agora”

“Nós éramos algo, você não acha? No auge dos vinte anos, jogando moedas na piscina / E se meus desejos tivessem se realizado / teria sido você”

Em Eu Estava Justamente Pensando em Você, Dell e Kimberly se conhecem durante uma chuva de meteoros e acreditam que o destino que os colocaram juntos. “Eu não pertenço a um mundo onde nós não terminamos juntos,” diz Dell, e infelizmente, as almas gêmeas passam por caminhos bem difíceis e acabam imaginando: “se uma coisa tivesse sido diferente, será que tudo seria diferente hoje?

“cardigan” — Clamor do Sexo

“cardigan” conta a história da jovem Betty, que está lidando com um coração partido como parte de sua jornada de amadurecimento depois que seu primeiro amor, James, a trai com um caso de verão.

‘‘Mas eu sabia que você ia deixar sua marca como um beijo tatuado / eu sabia que você assombraria todos os meus “e se”…’’

O clássico de Hollywood Clamor do Sexo captura a intensidade do amor jovem e como ele pode deixar uma marca que nunca desaparecerá. Deanie (interpretada pela lendária Natalie Wood) e Bud (Warren Beatty) são o casal da pequena cidade até que Bud quebra o coração de Deanie. A história segue sua luta para superar sua primeira desilusão amorosa, que continua a assombrá-la mesmo depois de anos.

“the last great american dynasty” — Maria Antonieta

Esta obra-prima histórica conta a história de Rebekah Harkness, uma mulher que morava na infame casa de férias de Swift em Rhode Island. A faixa é tão vivamente escrita que é quase como ouvir um áudio livro sobre a vida glamourosa, mas solitária, vida de Harkness.

“Lá vai a mulher mais sem vergonha que esta cidade já viu / Ela se divertiu muito arruinando tudo …”

Maria Antonieta, de Sofia Coppola, mostra a notória rainha da França se divertindo muito dando festas, comendo boa comida, tendo casos, indo à ópera… Ela pode não fazer parte de uma dinastia americana, mas ficou para a história como a mulher que “arruinou tudo” e teve um “momento maravilhoso” ao fazê-lo …

“exile” (feat. Bon Iver) — Celeste e Jesse para Sempre

“exile” conta a história de um casal que terminou e o sentimento amargo que se sente ao ver um ex com alguém novo. “Depois da segunda, terceira e centésima chance”, é tarde demais para mudar as coisas para esse casal fictício. O dueto de Swift e Justin Vernon soa como uma discussão musical; Vernon está cantando “Você nunca deu um sinal de alerta”, ao qual Swift se opõe com “Eu dei tantos sinais”.

“Você não é mais minha terra natal / Então, o que estou defendendo agora? / Você era minha cidade / Agora estou no exílio vendo você sair …”

Celeste e Jesse para Sempre é sobre dois melhores amigos (Rashida Jones e Andy Samberg) que costumavam ser casados e ainda se amam, mas o casamento deles simplesmente não funcionou. Após o divórcio, Celeste tem que lidar com a nova vida de Jesse e a possibilidade de ele seguir em frente com alguém novo.

“my tears ricochet” — Vozes & Vultos

“my tears ricochet” tem uma melodia pesada e uma letra vulnerável, pois narra o caos emocional que se sente depois de ser traído por quem você mais confiava.

“Eu não queria ter que te assombrar / Mas que cena fantasmagórica… Você teve que me matar / Mas isso te matou do mesmo jeito…”

O thriller da Netflix, Vozes & Vultos, também tem temas de “traição” e “assombrações do passado” da perspectiva de uma mulher. Depois de se mudar para uma velha e misteriosa casa com o marido, Catherine (Amanda Seyfried) começa a sentir uma presença fantasmagórica ao redor da casa e desvenda alguns segredos obscuros.

“mirrorball” — Emma (2020)

“mirrorball” é uma faixa que muitos amantes do folklore se identificam por causa do quão relacionável e honesta é a letra. A faixa é baseada em Swift se sentindo como uma bola de espelhos que é quebrada em pedaços, permitindo que ela brilhe lindamente e reflita sua luz na pista de dança.

“Eu nunca fui natural/ Tudo o que faço é tentar, tentar, tentar / Ainda estou naquele trapézio / Ainda estou tentando de tudo / Para manter você olhando para mim …”

A mais nova adaptação de Emma é uma bela reflexão cinematográfica nostálgica das letras de Swift. A personagem Emma (Anya Taylor-Joy) sempre tenta agradar as pessoas ao seu redor como sua casamenteira perfeita. Para outros, ela é uma bola de espelhos que os diverte e lhes traz alegria, mas ela esquece sua própria felicidade e desejos no processo.

“seven” — O Livro de Henry

“seven” conta a história fictícia sobre a amiga de infância do narrador que vive em uma casa abusiva. O narrador quer proteger e ajudar esse amigo a escapar da casa mal-assombrada com uma ingenuidade infantil: “Arrume suas bonecas e um suéter / Vamos nos mudar para a Índia para sempre…”

“Eu queria te dizer / Acho que sua casa é assombrada / Seu pai está sempre bravo e deve ser por isso / Acho que você deveria vir morar comigo / E nós podemos ser piratas…”

Em O Livro de Henry, o jovem Henry (Jaeden Martell) descobre que sua nova vizinha Christina (Maddie Ziegler) está sendo abusada por seu padrasto, então ele escreve um plano detalhado em seu caderno para ajudar a salvá-la da casa tóxica. Esse filme emocional definitivamente lhe dará “sete” sensações com um enredo que se assemelha fortemente à letra pensativa de Swift.

“august” — Me Chame Pelo Seu Nome

“august” é provavelmente uma das músicas mais comoventes escritas por Swift – também é uma serotonina musical. A garota em “august” faz parte do triângulo amoroso das músicas “betty” e “cardigan”. Essa faixa revela Augustine como a garota que teve um caso de verão com James e ela tendo que lidar com seu caso de verão terminando.

“E eu posso nos ver torcidos em lençóis / Agosto passou como uma garrafa de vinho / Porque você nunca foi meu …”

Em Me Chame Pelo Seu Nome, Oliver (Armie Hammer) e Elio (Timothée Chalamet) têm um caso nostálgico, mas de curta duração, em uma etérea casa de verão em algum lugar do norte da Itália. À medida que o verão chega ao fim, o mesmo acontece com a aventura.

“this is me trying” — Quando um Homem Ama uma Mulher

Swift descreveu a personagem que ela criou para “this is me trying” como “uma pessoa que está realmente perdida na vida e depois começa a beber e a cada segundo está tentando não beber”.

“E é difícil estar em uma festa / Quando me sinto como uma ferida aberta … Eles me disseram que todas as minhas gaiolas eram mentais / Então eu fui desperdiçado como todo o meu potencial …”

Em Quando um Homem ama uma Mulher, Alice Green (Meg Ryan), esposa e mãe, é uma alcoólatra e precisa lidar com a adaptação à sobriedade, o que também leva a problemas em seu casamento; Alice diz à filha: “Eu errei, baby. Mas estou lutando para voltar”.

“illicit affairs” — A Época da Inocência

“illicit affairs” é um retrato musical brutalmente honesto de quão confuso um caso apaixonado pode ficar.

“E isso é o que acontece com casos ilícitos / E encontros clandestinos / E olhares saudosos…”

Na adaptação de Martin Scorsese do romance de Edith Wharton, A Época da Inocência, Ellen (Michelle Pfeiffer) se apaixona pelo marido de sua prima May, Newland Archer (Daniel Day-Lewis). Os dois começam um caso de amor que pode ser destrutivo para seu status social e o casamento de Archer com May (Winona Ryder).

“invisible string” — Simplesmente Acontece

“invisible string” fala sobre a jornada que leva alguém a encontrar a pessoa certa. Swift também fala sobre a ideia romântica por trás dessa música e diz: ‘Cada passo que você está dando, você está dando um passo mais perto de onde deveria estar, guiado por essa pequena corda invisível’.

“Havia pistas que eu não vi? / E não é tão bonito pensar / O tempo todo havia uma corda invisível / Amarrando você a mim?”

Simplesmente Acontece é uma comédia romântica sincera que conta a história de dois melhores amigos de infância, Rosie (Lily Collins) e Alex (Sam Claflin), se separando depois do ensino médio apenas para se encontrarem anos depois – provavelmente com a ajuda de uma corda invisível!

“mad woman” — Carrie (1976)

“mad woman” é melódica e liricamente cheia de raiva feminina e pensamentos de vingança. A faixa reflete perfeitamente a raiva de Swift em um momento em que ela foi desrespeitada, mas foi tratada como se fosse uma “mulher louca” exagerada.

“Não há nada como uma mulher louca / Que pena que ela ficou louca / Ninguém gosta de uma mulher louca / Você a fez assim …”

O clássico de terror de 1976 Carrie é a experiência cinematográfica perfeita de “mulher louca”. Segue a adolescente tímida e pária Carrie (Sissy Spacek) sendo intimidada no ensino médio até que ela finalmente se vinga na noite do baile.

“epiphany” — The Thin Red Line (1998)

“epiphany” é outra faixa em que Swift prova suas habilidades de contar histórias com imagens vívidas e referências históricas. A faixa foi inspirada no tempo do avô de Swift na Batalha de Guadalcanal e como isso o afetou.

“Senhor, eu acho que ele está sangrando / E algumas coisas que você simplesmente não pode falar / Com você eu sirvo, com você eu caio …”

The Thin Red Line é um drama de guerra sobre a Batalha de Guadalcanal, então seria uma combinação cinematográfica adequada para a sensação emocional da “epiphany” e a representação de guerra, sacrifício e perda.

“betty” — Namorada de Aluguel

“betty” foi escrita a partir da perspectiva de James (o garoto que partiu dois corações como sabemos pelas faixas “august” e “cardigan”) e ele está se desculpando com sua namorada de colégio Betty por estragar tudo. O triângulo amoroso de uma cidade pequena e o garoto se desculpando com a garota depois de estragar as coisas é uma história tão antiga quanto o tempo e algo que amamos!

“Eu apareci na sua festa / Você vai me aceitar? / Você vai me amar? / Você vai me beijar na varanda na frente de todos os seus amigos estúpidos? / Se você me beijar, será como eu sonhou?”

Na comédia romântica dos anos 80 Namorada de Aluguel, o nerd do ensino médio Ronald (Patrick Dempsey) faz um acordo com a garota mais popular da escola, Cindy (Amanda Peterson), para ser seu namorado. Logo, o relacionamento toma um rumo ruim quando o recém-popular Ronald quebra o coração de Cindy e tenta recuperá-la.

“peace” — Segundas Intenções

Em “peace”, Swift escreve sobre o medo de pensar que você não será bom o suficiente para a pessoa que você ama e nunca poderá dar-lhe paz.

“Eu nunca tive a coragem de minhas convicções, enquanto o perigo está próximo / E está ao virar da esquina, querido / Porque vive em mim / Não, eu nunca poderia te dar paz …”

No clássico adolescente de 1999 Segundas Intenções, Annette (Reese Witherspoon) e Sebastian (Ryan Phillippe) são opostos que se atraem. Sebastian é um socialite manipulador que, a princípio, só quer seduzir a “boa menina” Annette como parte de uma aposta. Mas uma vez que ele se apaixona por ela, ele teme que nunca possa lhe dar paz por causa de seus erros passados.

“hoax” — (500) Dias com Ela

“hoax” é uma faixa sobre um relacionamento tóxico e a insistência de alguém em encontrar razões para mantê-lo, apesar de saber que é doloroso e machuca.

“Parada no penhasco / Gritando ‘Me dê um motivo’ / Seu amor infiel é a única farsa em que acredito…”

Em (500) Dias com Ela, Tom (Joseph Gordon-Levitt) é um romântico incurável que está preso em sua ideia fantasiosa de um relacionamento não mais feliz. Ao longo do filme, ele encontra desculpas para segurar sua ex-namorada Summer (Zooey Deschanel) e apenas escolhe relembrar os momentos felizes de seu relacionamento e desconsidera todas as partes ruins para sua conveniência.





Twitter do site

Instagram do site

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Facebook do site