Que a Taylor é uma artista completa e multitalentosa a gente já sabe, né? Cantora, compositora, instrumentista, produtora, cozinheira… essas são só algumas das diversas áreas que ela domina. Mas hoje vamos falar sobre o lado instrumentista da loirinha — que surgiu bem cedo, aos 12 anos de idade.
Taylor toca violão, guitarra, banjo, ukulele e piano.
Violão
Esse foi o primeiro instrumento que despertou a atenção de Taylor. Tudo começou quando, aos 8 ou 9 anos de idade, ela ganhou um violão como presente de Natal. O registro do momento foi revelado no DVD “Journey to Fearless” em 2009 e, recentemente, no clipe de Christmas Tree Farm. A felicidade de Taylor ao desembrulhar o presente foi de derreter o coração. O que ninguém sabia na época é que aquele violão iria mudar completamente a vida de todos eles através do talento que Taylor desenvolveria.
No DVD de 2009, Taylor também fala sobre como aprendeu a tocar o instrumento. “Logo que ganhei eu não consegui me motivar a aprender porque meus dedos eram muito pequenos, mas eu carregava ele pra todo canto. Até que, quando eu tinha uns 12 anos, a mágica do destino aconteceu. Eu estava fazendo meu dever de casa quando um técnico chegou para arrumar meu computador. Ele viu o violão num canto e perguntou se eu tocava. Eu respondi ‘Ah, não, eu tentei mas…’ Aí ele disse ‘Você quer que eu te ensine algumas notas?’ e eu disse que sim.”
A partir daí, Taylor não parou mais. Após ter aulas de violão, começou a compor e sua primeira música autoral nasceu: Lucky You. Assim, ela começa a traçar seu caminho em direção à música country, o que levaria sua família a vender a casa em que viviam na Pensilvânia e se mudar para os arredores de Nashville.
Ainda no Journey to Fearless, vemos vários trechos de vídeos caseiros de Taylor tocando um violão de 12 cordas, considerado difícil de tocar. Taylor diz que foi nesse tipo de violão que ela aprendeu. Ela já revelou também que a primeira música que tocou foi “Kiss Me”, do Sixpence None The Richer.
A loirinha de cachos e botas, sempre com seu violão, ganhou fama e inspirou garotas do mundo inteiro a se interessarem pela música e buscarem aprender como tocar o instrumento. Por isso, em 2009, lançou uma parceria com a marca de violões Taylor, sua chará. A marca possuía (e ainda possui) um modelo compacto chamado Baby Taylor, ideal para adolescentes que estão dando os primeiros passos na música.
Swift disse que a colaboração surgiu das memórias que ela tinha do início da carreira, das primeiras apresentações. “Eu me sentava no banco de trás do carro alugado enquanto estava na minha turnê entre as rádios quando tinha 16 anos, compondo músicas no meu violão Baby Taylor. Eu amava como soava e eu amo essas lembranças.”
Ao longo das eras, o cabelo e estilo musical de Taylor mudaram, mas o set acústico com um violão – devidamente estilizado para acompanhar a estética do álbum – sempre esteve ali:
Debut
Fearless
Speak Now
Red
1989
Reputation
Lover
Banjo
Com suas raízes firmadas na música Country, não demorou para Taylor Swift se dedicar ao instrumento que é tão característico desse estilo musical: o banjo. Não temos registros de quando e como, exatamente, ela aprendeu a tocar mas sabemos que ele apareceu lá no comecinho da carreira na música ‘Our Soung’, foi presença garantida nas melodias do Speak Now, assim como na turnê com ares de conto de fada que Taylor levou para alguns países (Brasil OUT) e fez participação especial na Red Tour, quando o country ainda aparecia forte na sonoridade dela.
Speak Now
Red
Na música Mean, o Banjo tem grande destaque e é quase o segundo protagonista no clipe e nas performances que divulgaram o terceiro single do álbum Speak Now. Vale lembrar que a canção venceu as duas categorias que concorria no Grammy de 2012, sendo elas “Melhor Música Country” e “Melhor Performance Country Solo”.
Ukulele
O Ukulele foi mais um instrumento de corda que Taylor Swift acrescentou à sua lista. Considerado por muitos uma versão menor e mais fácil de tocar do violão, o instrumento havaiano tem uma sonoridade que Taylor considera feliz.
Durante a Speak Now World Tour, ela criou um mashup que unia as músicas ‘Fearless’, um pouquinho do refrão de ‘Hey Soul Sister’, da banda Train, e um cover de ‘I’m Yours’, do Jason Mraz.
Antes da performance, ela costumava dizer que dividia os instrumentos entre os tristes e os felizes. “Pra mim, um violoncelo é triste mas um ukulele é feliz. Por isso vou tocar e cantar músicas felizes com ele.”
Nas eras seguintes, Taylor não voltou a se apresentar com um ukulele mas sabemos que, assim como todos os outros instrumentos, ela manda muito bem.
Guitarra
Taylor também domina a guitarra e já nos deu várias provas disso ao longo de sua bem sucedida carreira. Ela incorporou o instrumento a algumas de suas performances e trouxe um elemento extra à sua música, já que a guitarra tem um som mais pesado que contrastava com as melodias suaves de Taylor.
Swift tocou um pouquinho de guitarra em todas as eras desde Fearless, onde aparecia com o instrumento na música ‘Should’ve Said No’. Nas turnês do Speak Now e Red, Taylor também arrasou na guitarra. Durante a 1989 World Tour, foi o elemento principal na mudança de arranjo de ‘We Are Never Ever Getting Back Together’ e na Reputation Stadium Tour apareceu para uma performance especial com o convidado secreto da noite, Bryan Adams.
Fearless
Speak Now
Red
1989
Reputation
Em 2015, Taylor se apresentou no museu do Grammy e nos presenteou com uma versão maravilhosa de Wildest Dreams. Só ela e sua guitarra. De tirar o fôlego!
Piano
O piano (ou a variação dele, o teclado) também é um instrumento que Taylor mostra ter contato desde novinha. Em vídeos caseiros antigos, podemos ver uma Swift pequenininha brincando com um mini tecladinho enquanto cantava. Fofa!
O instrumento passou a ser presença constante nos shows e performances de Taylor por volta de 2008 e desde então, ela impressiona com seu talento e emoção ao cantar suas baladas enquanto toca o piano.
Ao longo das eras, Taylor manteve um momento para tocar piano e conversar com os fãs durante os shows. A cor e modelo dele também acompanhavam a estética de cada era, o que só tornava o momento ainda mais especial.
Fearless
Speak Now
Red
1989
Reputation
Lover
Seja com performances emocionantes como as de ‘All Too Well’ na Red Tour e no Grammy, com a clássica jogada de cabelo, ou em mashups feitos especialmente para aquele momento do show, como o de ‘New Years Day / Long Live’, Taylor ao piano é sempre de arrepiar.
E aí? Qual é o instrumento que você mais gosta de ver a Taylor tocar? Você também toca algum? Se inspirou nela? Conta pra gente!
**Artigo produzido com base em informações da internet.
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.