Taylor Swift lançou, na última sexta-feira, seu mais novo trabalho de estúdio. “The Tortured Poets Department” traz um passeio pelos últimos anos da vida pessoal de Taylor, assim como o “segundo ábum”, a coletânia The Anthology, aborda temas que estão constantemente permeando os pensamentos da artista.

Já se tornou algo natural especular e teorizar sobre o que cada música quer dizer, partindo daquilo ao que temos acesso através da mídia, sobre a vida de Swift. Nesse post, você encontra um compilado de pensamentos e teorias que surgiram desde então.

Fontes: Glamour | Reddit – Tradução e Adaptação: Equipe TSBR.

  • Swift apareceu para confirmar em um post no Instragram que o álbum é sobre um período que agora está “fechado e tampado com tábuas”, fazendo com que os fãs procurem pistas em suas letras e teorizem que as músicas sejam sobre o ex-namorado, Joe Alwyn, e o vocalista da banda The 1975, Matty Healy, com quem ela teve um breve romance durante o ano passado.
  • Muitos fãs acreditam que o relacionamento breve e controverso com Healy inspirou a canção “But Daddy I Love Him”, apontando para pedaços da música que parecem criticar a reação aversa do público sobre esse namoro, dizendo que seu nome é “apenas seu para desgraçar”.
  • Alguns fãs também teorizam que a faixa-título possa ser sobre Healy, sugerindo que as referências que a música traz sobre tatuagens e cigarros seja sobre ele, bem como a admissão de Swift que ela “escolheu esse ciclone com ele” – outra possível referência às críticas à esse relacionamento.
  • A canção “So Long, London”, de acordo com os fãs, é sobre o término com o ator inglês Joe Alwyn, com quem namorou por 6 anos, com frases referenciando à alguém “se afastando” e suas tentativas de reviver uma relação que está desaparecendo.
  • Swift também faz várias referências a casamento nesse album, algo que alguns fãs ligaram com outra teoria (montada também pelos fãs) de que Alwyn não queria casas – como em “So Long, London” (“Eu morri no altar esperando pela prova”) e My Boy Only Breaks His Favorite Toys” (“Ele viu o para sempre, então o esmagou em pedaços”).
  • Os fãs acreditam que a canção “The Alchemy” pode referenciar ao relacionamento de Taylor com o jogador do Kansas City Chiefs, Travis Kelce, graças às múltiplas referências a termos usados no futebol e um pedaço da letra que pode ser referência ao abraço que compartilharam depois que os Chiefs venceram o Super Bowl. “Onde está o troféu? Ele está vindo correndo para mim.”
  • Os fãs também notaram as letras maiúsculas em “thank you aIMee”, que juntas formam “KIM”, uma possível referência à Kim Kardashian, com quem Taylor tem uma briga de longa data, cuja origem foi o ex-marido da Kardashian, Kanye West.
Por que os fãs procuram por dicas em suas letras?

Swift há muito tempo é conhecida por compor música auto-biográfica e por atiçar os fãs com dicas em suas letras e vídeo clipes, às vezes fazendo a galera criar teorias malucas.
Ela já escondeu mensagens em encartes de CDs, títulos embaralhados de músicas futuras e incluiu imagens escondidas em clipes, indicando futuros lançamentos. Swift admitiu à Entertainment Weekly, em 2019, que ela “Treinou” seus fãs a procurarem por pistas, dizendo: “Enquanto eles gostarem disso, vou continuar fazendo.”

Swift namorou com Alwyn do final de 2016 até abril de 2023, quando foi reportado o término. Várias canções de Swift durante esse período pareciam canções de amor inspiradas por Alwyn. Ele também colaborou com ela em seus álbuns feitos durante a pandemia, e tem créditos de composição sob o pseudônimo de William Bowery. Após poucas semanas depois da notícia do término de Swift e Alwyn, ela foi vista de mãos dadas com Matt Healy em um restaurante em Nova Iorque.

O relacionamento de curto prazo recebeu inúmeras críticas dos fãs por conta do histórico de comentários controversos feitos por Healy. Os rumores de que Swift e Kelce estavam namorando começaram em meados de 2023, e Swift foi vista em vários jogos do Kansas City Chiefs entre Setembro e Outubro – antes de Swift confirmar de forma pública esse namoro em cima do palco da The Eras Tour, onde ela alterou a letra de “Karma”, cantando: “Karma é o cara dos Chiefs, vindo direto para mim”

Fãs fizeram inúmeras comparações entre “So Long, London” e “You’re Losing Me”, uma canção lançada em 2023 como parte da edição “Late Night” do álbum “Midnights”.
Os swifities teorizam que “You’re Losing Me” é cronicamente sobre o fim do relacionamento de Swift e Alwyn. Nessa canção, ela diz: “Meu rosto estava cinza, mas você não admitia que estávamos doentes”, uma imagem que reaparece em “So Long, London”, onde ela canta que “está recebendo cores de volta ao rosto”. Em “You’re Losing Me”, ela canta sobre não ser capaz de “encontrar a pulsação” em seu relacionamento que está morrendo, e em “So Long, London”, ela diz que “parou de fazer o CPR” (aquelas manobras para ressuscitar alguém).

A aparente mensagem para Kardashian é a parcela mais recente no conflito envolvendo Kanye West, que começou em 2009 no palco do MTV Video Music Awards, onde o cantor interrompeu Taylor enquanto ela fazia seus agradecimentos após receber um prêmio. Essa briga foi reacendida em 2016, quando West lançou a música “Famous”, no qual ele faz referências à “ter feito essa vadia famosa”. A publicista de Taylor, Tree Paine, negou que Swift teria dado permissão para essa letra misógina, clamando que Taylor nunca esteve ciente da letra real. Kardashian postou vídeos de uma ligação por telefone na qual Swift aparece dando permissão para West, embora tenha negado em um comunicado. A ligação na íntegra vazou em 2020, revelando que West nunca leu a letra inteira para Swift, excluindo a parte em que a chamava de “vadia”. Na entrevista concedida à TIME Magazine como Pessoa do Ano de 2023, Swift disse: “Esse incidente psicologicamente me levou abaixo, a um lugar que nunca estive antes.”

Canção por canção

1. Fortnight (feat Post Malone)
Surpreendentemente, a faixa de abertura do TTPD parece fazer referência ao seu breve romance com o vocalista do The 1975, Matty Healy. “E eu te amo, isso está arruinando minha vida / toquei em você por apenas duas semanas”.

2. The Tortured Poets Department
A faixa título do álbum é delicada e nos passa uma forte mensagem de que este não é um álbum pop, mas Lover (2019) está crescido. Lover, na verdade, era diferente de seus álbuns anteriores quando foram lançados porque nossa garota estava apaixonada. Na música, ela faz referência a um Golden Retriever tatuado, e todos nós sabemos que se trata (provavelmente) de Matty.

3. My Boy Only Breaks His Favorite Toys
“Assim que eu me consertar, ele sentirá minha falta.”
Swift está provando ser como todas as garotas que passaram por isso. “Viu o ‘para sempre’, então ele quebrou tudo / ah, meu garoto só quebra seus brinquedos favoritos”, ela canta, referindo-se a uma possível sabotagem no relacionamento. Os Swifties certamente entrarão no modo de proteção total. A cantora incluiu uma faixa intitulada High Infidelity em seu disco 2022 Midnights. Ela estava insinuando problemas o tempo todo?

4. Down Bad
Se você quer aquela música para chorar no chuveiro, é isso.
Taylor está em sua era de cura na quarta faixa do disco. “Porque foda-se, eu estava apaixonada / então foda-se se eu não posso nos ter”. Taylor se absteve de usar linguagem explícita em seu catálogo até anos recentes, provavelmente devido ao fato de que muitos de seus fãs cresceram com ela desde sua estreia em 2006. Esta é a primeira vez que parece que Swift é capaz de ser o seu eu mais autêntico.

5. So Long, London
A primeira coisa que veio à mente dos Swifties, é que esta é uma continuação de London Boy. A música, quando lançada originalmente em ‘Lover’, fazia referência a seus laços com Alwyn, nascido e criado em Londres. Na música, ela canta: “Estou apenas recuperando minha cor”, referindo-se a um possível encerramento desse aspecto de sua vida.
A batida acelerada, mas mínima, realmente fornece aquela energia de que há esperança após o fim de um relacionamento. *arrepios*

6. But Daddy I Love Him
Os fãs rapidamente chegaram à conclusão de que esta faixa é uma declaração feroz aos críticos de sua breve associação com Healy. “Eu prefiro queimar toda a minha vida / Do que ouvir mais um segundo de toda essa reclamação e gemido / Vou te contar uma coisa sobre meu bom nome / é meu junto com toda a desgraça / eu não atendo a todas essas víboras vestidas com roupas de empatia”
Isso parece fazer referência às declarações malfadadas de Healy feitas durante a turnê do verão passado. Pouco tempo depois, foi revelado que Swift e Healy seguiram caminhos separados.

7. Fresh Out The Slammer
Essa música é uma explicação de por que Taylor embarcou em um romance com Matty logo após o término de seu relacionamento com Joe? Não sabemos, mas esta faixa definitivamente alude à esta última. “Agora, querido, estou correndo de volta para você / Recém-saída da prisão, sei para quem será minha primeira ligação.”
A notícia da separação de Swift e Alywn apareceu em em 8 de abril de 2023. Menos de um mês depois, enquanto ambos estavam em turnê, os fãs notaram que os dois cantores murmuraram: “Este é para você. Você sabe quem você é. Eu te amo.” Coincidência?

8. Florida!!! (feat Florence + The Machine)
Acho que falo por todos ao dizer que esperamos um dia ser membros da melhor gangue feminina de Taylor. Nessa faixa, ela canta: “Todas as minhas garotas têm suas rendas e seus crimes”. Isso é uma referência aos problemas de relacionamento de suas amigas, como Selena Gomez e Sophie Turner?
Sophie Turner e Joe Jonas já tinham uma casa em Miami, Flórida, que foi vendida pouco antes do anúncio do divórcio.

9. Guilty as Sin?
Por quase vinte anos, vimos a mídia examinar minuciosamente Swift enquanto ela chegava ao topo. Em sua recente entrevista como Personalidade do Ano da revista Time, ela revelou que depois que sua rivalidade com Kanye West e Kim Kardashian chegou ao auge, ela se mudou por um ano e perdeu a confiança nas pessoas ao seu redor. Apesar de tudo isso, ela cresceu e se tornou maior do que nunca, tornando-se bilionária com sua icônica The Eras Tour. “Eles vão me crucificar de qualquer maneira” é uma referência clara e direta a todo o ódio e invasão que ela sofreu ao longo dos anos e como, infelizmente, à medida que ela cresce, isso não vai mudar. Nós estamos com você, garota!!

10. Who’s Afraid of Little Old Me?
Ao contrário de muitas das músicas anteriores do álbum, a maioria dos fãs questionará sobre o que é a décima faixa. No entanto, parece que ela está cantando sobre como ficou mais forte depois de um escândalo. A situação de Kimye? O frenesi da mídia quando ela namorou Tom Hiddleston após o rompimento de Calvin Harris? “O escândalo foi contido, a bala só passou de raspão / A todo custo mantenha seu bom nome, não pode me dizer que se sente mal”, canta ela. “É de se admirar que eu tenha quebrado?”

11. I Can Fix Him (No Really I Can)
Swift canta sobre pessoas balançando a cabeça, ‘dizendo, Deus a ajude quando eu disser que ele é meu homem’. A faixa, co-escrita com seu bom amigo e produtor Jack Antanoff, conta a história de querer consertar seu parceiro que é atormentado por más notícias pela mídia, em última análise, aludindo a Healy – pensamos.

12. loml
“Eu gostaria de poder lembrar como quase tivemos tudo.” Estamos soluçando.
Esta é certamente uma das músicas mais comoventes do álbum. Antes de seu relacionamento com Joe terminar, a dupla era frequentemente atormentada por rumores de que estavam noivos e até mesmo casados ​​​​secretamente (esses rumores foram dissipados por seus agentes).

13. I Can Do It With A Broken Heart
O rompimento entre a cantora e o ator aconteceu enquanto Swift estava na primeira etapa de sua turnê The Eras. “Luz, câmera, sorria, vadia”, ela canta. É evidente que esta faixa é o momento dela para ser realmente honesta sobre o trabalho enquanto passa por uma dor de cabeça.

14. The Smallest Man Who Ever Lived
Swift está revelando que ela teria morrido pelos ‘pecados’ de alguém. No final das contas, a conclusão da faixa 14 é que um ex está agindo como se tudo estivesse normal entre eles após a separação, mas as respostas não estão todas lá. “Eu nem quero você de volta, só quero saber”, ela canta. Fãs especulam sobre essa canção ser, também, para Healy.

15. The Alchemy
O amor é cego e pode acontecer a qualquer momento. Dentro de The Alchemy, parece que ela ficou surpresa ao se apaixonar. Ela explica que conhecer seu amor foi como “ter produtos químicos me atingindo como vinho branco”. As músicas anteriores do álbum demonstraram um certo sentimento sobre relacionamentos passados, mas este parece bastante presente. Temos nossa primeira referência a Travis Kelce?

16. Clara Bow
A faixa 16 está indo para a velha Hollywood. A música leva o nome de Clara, uma das maiores estrelas da era do cinema mudo da década de 1920. Ao longo de sua fama, Clara se tornou um ícone e uma figura de liberdade sexual entre seus fãs. “A multidão enlouquece na ponta dos dedos” é uma referência de como sua base de fãs cresceu ao longo dos anos, com o exemplo da venda da Eras Tour. Os ingressos foram vendidos e continuam sendo vendidos a taxas e preços absurdos para ver a nativa de Nashville.

17. The Black Dog
“Seis semanas respirando ar puro, ainda sinto falta da fumaça”, ela canta. Esta é uma forte referência à grande fumaça, também conhecida como a cidade de Londres. Essa faixa, junto com ‘So Long, London’, faz referência à falta dela em sua antiga segunda casa, separada de Alywn.

18. imgonnagetyback
Esta é uma música sobre sentimentos conflitantes sobre querer voltar com um parceiro, mas saber que provavelmente não é o melhor a longo prazo. “Se vou ser sua esposa/ou destruir sua bicicleta/ainda não decidi.” Todos nós já passamos por isso, Taylor, não se preocupe.

19. The Albatroz
Tem ares de Folklore, na casa dos 20 anos, descobrindo a vida e suas provações e tribulações de amor e vingança. Indiscutivelmente, sua melhor letra escrita até agora. “Então prometa com seu coração impensado / Ela é o albatroz / Ela está aqui para destruir você”, ela canta. Os fãs têm teorizado que Taylor poderia lançar um livro de poesia em breve; se for parecido com essa letra, então estamos dentro.

20. Chloe or Sam or Sophia or Marcus
Só vou dizer isso em voz alta. Uma referência de Matty? Todos nós podemos nos identificar com o fato de não nos sentirmos prioritários para um parceiro, e esta é a maneira de Taylor expressar suas dúvidas sobre um relacionamento.

21. How Did It End?
Swift faz referência a este ser um ‘post-mortem’ de um relacionamento, memórias póstumas. A história de um casal desvendando seus problemas enquanto tenta descobrir como chegaram a esse ponto de dor. “Você ouviu? / Um engasgou e então / Como isso acabou?” é uma grande representação do dia em que surgiu a notícia da separação de Swift e Alywn no ano passado.

22. So High School
Travis, Travis e mais Travis?
O relacionamento de Swift com Kelce permitiu que os fãs vissem um lado diferente de sua estrela pop. Ao contrário de seus relacionamentos anteriores, ela se sente confortável o suficiente para fazer demonstrações públicas de afeto por seu homem. Taylor e Travis no Coachella na semana passada, nossos corações derreteram. Esta é provavelmente a faixa mais brega do álbum, mas ei, esta é uma nova era de felicidade para Tay-Tay.

23. I Hate It Here
Essa é a música que me lembra músicas como Illicit Affairs e Invisible String do Folklore. “Eu odeio aqui, então irei para / jardins secretos em minha mente / as pessoas precisam de uma chave para chegar”, ela canta. O estilo de Swift durante todo o TTDP permaneceu o mesmo, permitindo que ela revelasse seus sentimentos enquanto mantinha sua privacidade para eles.

24. thanK you aIMee
Esse K maiúsculo é um tom sutil em Kim K?
Taylor, é claro, não teria sua palavra final sobre o drama de Kim Kardashian que ocorreu em 2016 em uma revista; ela tem que cantar sobre isso. “Eu escrevi mil músicas que você não acha legais / eu construí um legado que você não pode desfazer” é Swift reconhecendo Kim enquanto aplaude como ela conseguiu permanecer no topo.

25. I Look in People’s Windows
Um pouco perseguidor? Mas todas nós, meninas, poderíamos dizer o mesmo ao perseguir a ex de um parceiro nas redes sociais. “Tentei procurar rostos nas ruas / quais são as chances de você estar / no centro, centro, centro” parece fazer referência ao desejo de reencontrar um antigo amor.
A segunda metade do álbum permite a interpretação de músicas como esta, já que os fãs não conseguem identificar quem é o culpado do jogo de caneta de Swift. Essa é a beleza deste álbum não ser apenas motivado emocionalmente, mas também identificável.

26. The Prophecy
Swift era apenas uma adolescente quando obteve sucesso como artista country, mas agora, aos 34 anos, ela reflete sobre a vida fora da fama. Ela pode ter todo o sucesso do mundo, mas isso não significa nada se alguém não puder amá-la por quem ela é. Talvez seja por isso que o relacionamento dela com Kelce tem sido tão público em comparação com os anteriores? Finalmente o amor verdadeiro, esperamos!

27. Cassandra
Swift está se referindo à encantadora Cassandra, que “enreda os homens”. Ela era filha de Príamo e Hécuba, rei e rainha de Tróia. Ela foi atacada por uma maldição onde ninguém acreditaria no que ela tinha a dizer. A artista é conhecida por ser relativamente quieta sobre sua vida privada (por um bom motivo), então esta é sua maneira de explicar que independentemente de ela se abrir, a mídia sempre alteraria sua honestidade.

28. Peter
“Você disse que ia crescer / Depois disse que ia vir me procurar”, ela canta. Parece quase um conto de fadas, uma referência potencial a Peter Pan, pois um ex-amante não pode crescer.

29. The Bolter
Clean vol.2?
A cantora faz referência a que sair ‘parecia respirar’, o que é uma ligação direta com sua música de encerramento de 1989, Clean – “Quando eu estava me afogando, foi quando finalmente consegui respirar”. Swifties estão chorando por toda parte agora.

30. Robin
Na penúltima do álbum, Taylor parece cantar sobre sua infância. Começar na indústria ainda jovem sem dúvida tem custado caro para ela, e ela está protegendo sua criança interior do ponto de vista dos pais. Talvez esta seja uma ode à sua proximidade com os pais, Scott e Andrea Swift.

31. The Manuscript
“Ele disse que se o sexo fosse tão bom quanto a conversa / logo eles estariam empurrando carrinhos.” Uma aposta mais lenta para fechar o Tortured Poets Department, mas que parece um novo capítulo para Taylor. Um adeus às histórias e personagens que outrora ouvimos mas que agora estão disponíveis para nossa indulgência e esquecimento.





Twitter do site

Instagram do site

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Facebook do site