O fim da The Eras Tour aconteceu na noite de ontem, 08/12, e deixou um enorme gosto de saudade em todos nós. Agora, com esse final, todos os detalhes de tudo o que aconteceu ao longo dos quase últimos dois anos poderão ser digeridos com calma e poderemos entender melhor toda a dimensão que presenciamos em tempo real.
O site da BBC publicou uma matéria sobre a última apresentação de Taylor nessa turnê e afirma o que todos nós sabemos: É improvável que vejamos outra turnê nesta escala por muito tempo.
Leia a tradução na íntegra abaixo.
Fonte | Tradução e adaptação: Equipe TSBR.
Taylor Swift agradeceu seus fãs por fazerem a The Eras Tour ser a “experiência mais animadora, poderosa, eletrizante, intensa e desafiadora” de sua vida, enquanto performava o último show em Vancouver no domingo.
Antes de tocar “All Too Well”, Swift disse ao público no Canadá que ela esteve “em turnê desde que eu tinha 15 anos”, mas as experiências dos últimos 21 meses foram “completamente irreconhecíveis” de qualquer coisa que ela já tinha feito antes.
“Nunca pensei que escrever uma linha sobre pulseiras de amizade faria com que todos vocês fizessem pulseiras de amizade, fizessem amigos e trouxessem alegria uns aos outros.”
“Esse é o legado duradouro desta turnê”, acrescentou ela. “Eu não poderia estar mais orgulhoso de você.”
A letra sobre pulseiras de amizade, da música “You’re On Your Own Kid”, gerou uma indústria caseira de acessórios artesanais que foram trocados e misturados pelos milhões de fãs que compareceram à turnê – incluindo, em um show em Londres, Sir Paul McCartney.
Swift disse que a comunidade que seus fãs criaram sempre seria “o que eu vou pensar quando eu pensar nessa turnê.”
Os fãs responderam cantando “parabéns à você” – um pouco antes do aniversário de 35 anos da loirinha, nessa sexta-feira.
“Vocês já cantaram um parabéns à você adiantado para a Taylor?”, notou a conta oficial da turnê nas redes sociais. “Nós os amamos muito!”
The Eras Tour teve início no Arizona, em março de 2023, com uma setlist épica de 44 músicas que durava cerca de três horas e meia.
O apetite por ingressos foi tão grande que os sistemas da Ticketmaster quebraram, provocando uma audiência sobre a empresa no Senado dos EUA.
Apesar disso, foram vendidos mais de 10,1 milhões de ingressos para os 149 shows da turnê, nos cinco continentes, ao longo de quase dois anos.
Em dezembro passado, tornou-se a primeira turnê da história a ultrapassar US$ 1 bilhão (£ 786 milhões) em vendas de ingressos. Na sua conclusão, esse valor totalizou US$ 2.077.618.725 (£ 1,63 bilhão), disse Taylor Swift Touring, a produtora da estrela.
As mercadorias também provaram ser uma fonte lucrativa de receitas, com estimativas de que tenham gerado mais 400 milhões de dólares (314 milhões de libras).
A parada final foi assistida por mais de 60.000 torcedores no estádio BC Place de Vancouver. Uma transmissão ao vivo organizada por fãs no local foi seguida por outras 389.000 pessoas no YouTube.
Swift estava com um clima nostálgico o tempo todo, chamando o show de “uma última grande aventura” com seus fãs.
Enquanto ela tocava “Cardigan”, de seu álbum Folklore, da era da pandemia, a realidade da situação começou a ser percebida.
“É uma loucura pensar que vou cantar a última música que cantarei na cabana do Folklore”, disse ela. “Isso é selvagem. Oh meu Deus!”
E ela prestou homenagem à sua banda, dançarinos e equipe, “que deixaram suas famílias” para trás e “se apresentaram quando estavam doentes [ou] algo estava acontecendo em suas vidas” para manter o show na estrada.
Set acústico sentimental
Para o set acústico – que apresenta músicas que faltam no setlist padrão – a estrela disse que tentou escolher faixas que “realmente encapsulassem como me sinto” em relação ao show final.
Na guitarra, ela tocou um mash-up de “A Place In This World”, de seu álbum de estreia, e “New Romantics”, de 1989, com a letra apropriada: “coração partido é um hino nacional / Nós cantamos com orgulho”.
Passando para o piano, ela tocou “Long Live”, ajustando as palavras de “Foi o fim de uma década” para “Foi o fim de uma era” – provocando uma grande alegria do público.
Continuando o tema, ela acrescentou elementos de “New Year’s Day”, uma música sobre como guardar memórias, e “The Manuscript”, cuja história de desgosto se tornou uma metáfora para a turnê chegando ao fim.
“De vez em quando eu releio o manuscrito / Mas a história não é mais minha.”
Os fãs notaram que a seleção significou que os sets acústicos começaram em 2023 com Tim McGraw, a primeira música de sua discografia, e terminaram com The Manuscript, a mais recente.
Apenas seis músicas de seus 11 álbuns de estúdio não foram tocadas na turnê: That’s When, Bye Bye Baby, Girl At Home, Ronan, Forever Winter e Soon You Get Better.
Swift foi observada da plateia por sua mãe Andrea – mas seu namorado, o jogador de futebol americano Travis Kelce, teve que perder o show para jogar (e vencer) um jogo em casa com seu time, o Kansas City Chiefs.
Os fãs previram que ela usaria o último show para anunciar seu próximo passo na carreira. No topo de sua lista de desejos estava a revelação de Reputation (Taylor’s Version) – o mais recente plano da estrela de regravar os primeiros seis álbuns de sua discografia.
No final, não houve grandes surpresas nem convidados especiais.
Em vez disso, a Eras Tour teve que ser encerrada nos seus próprios termos – celebrando 18 anos de música que uniu pessoas em todo o mundo.
Ao encerrar o set, com “Karma”, Swift agradeceu aos fãs uma última vez.
“Quero agradecer a cada um de vocês por fazer parte do capítulo mais emocionante de toda a minha vida até agora – minha amada Eras Tour.”
Ela dedicou a música a Kelce, mudando a letra para “Karma é o cara do Chiefs vindo direto para casa para mim”, como ela fez várias vezes desde que começaram a namorar no ano passado.
Nas últimas notas da música, Swift compartilhou um abraço emocionado com seus dançarinos e backing vocals. E em vez de fazer sua saída tradicional, descendo para baixo do palco, ela optou por sair com sua equipe.
Foi, literalmente, o fim de uma era. É improvável que vejamos outra turnê nesta escala por muito tempo.
Erro: nenhum feed encontrado.
Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.