Após dois meses de pausa, Taylor Swift retomou a “The Eras Tour” em Paris, na França, na última quinta-feira (9). A apresentação, que inaugurou a leg europeia, foi a primeira desde o lançamento do álbum The Tortured Poets Departament. Sendo assim, havia uma expectativa de que o álbum fosse acrescentado ao shows.

Em 25 de abril, por exemplo, a loirinha publicou um YouTube Shorts ensaiando para as performances, com o vídeo mostrando possíveis novos cenários. Não demorou para que o promotor da etapa francesa também confirmasse a informação.

Mas as novidades não pararam por aí: a primeira noite na chamada “cidade do amor” trouxe muitas outras surpresas, sendo tão emocionante quanto a data de estreia. Confira todos os detalhes abaixo e fotos em alta qualidade em nossa galeria!

Setlist

  1. Miss Americana & the Heartbreak Prince
  2. Cruel Summer
  3. The Man
  4. You Need to Calm Down
  5. Lover
  6. Fearless
  7. You Belong With Me
  8. Love Story
  9. 22
  10. We Are Never Ever Getting Back Together
  11. I Knew You Were Trouble
  12. All Too Well
  13. Enchanted
  14. …Ready for It?
  15. Delicate
  16. Don’t Blame Me
  17. Look What You Made Me Do
  18. cardigan
  19. betty
  20. champagne problems
  21. august
  22. illicit affairs
  23. my tears ricochet
  24. marjorie
  25. willow
  26. Style
  27. Blank Space
  28. Shake It Off
  29. Wildest Dreams
  30. Bad Blood
  31. But Daddy I Love Him / So High School
  32. Who’s Afraid of Little Old Me?
  33. Down Bad
  34. Fortnight
  35. The Smallest Man Who Ever Lived
  36. I Can Do It With a Broken Heart
  37. Paris (música surpresa)
  38. loml (música surpresa)
  39. Lavender Haze
  40. Anti‐Hero
  41. Midnight Rain
  42. Vigilante Shit
  43. Bejeweled
  44. Mastermind
  45. Karma

Novos figurinos

  • Era Lover: macacão e blazer na cor laranja
  • Era Fearless: vestido com detalhes em preto
  • Era Red: camiseta escrito “This is Not Taylor’s Version” e macacão com novo decote
  • Era Speak Now: novo vestido lilás
  • Era 1989: saia azul e cropped rosa (assinado pelo atelier Roberto Cavalli)
  • Era folkmore: vestido amarelo (assinado pelo atelier Alberta Ferretti)
  • Músicas surpresa: novo vestido rosa (assinado pelo atelier Roberto Cavalli)
  • Era Midnights: novo macacão azul com mais aberturas

Mudanças

Até a playlist pré-show ganhou novas músicas, como ““I LUV IT”, de Camila Cabello”, “Risk”, de Gracie Abrams e “History Of Man” de Maisie Peters. A intro, que contém o nome de todos os álbuns, também recebeu pela primeira vez o título do The Tortured Poets Departament – não só, como o pôster da turnê e os backgrounds nos telões.

Para encaixar o novo disco, mudanças foram feitas no setlist. Muitas músicas acabaram cortadas, ao mesmo tempo em que o folklore e o evermore uniram-se em um único ato intitulado “folkmore”. Basicamente, as seguintes faixas saíram do repertório:

  • “The Archer”, “Long Live”, “’tis the damn season”, “tolerate it”, “the 1”, “the last great american dynasty”

Não só isso, mas a ordem dos atos também mudou. Agora, a configuração está assim:

  • Lover, Fearless, Red, Speak Now, reputation, folkmore, 1989, The Tortured Poets Department, Surprise Songs, Midnights

Outro ponto diferente está nas interludes entre as eras. O Speak Now ganhou um novo vídeo, além de uma coreografia com ballet em “Enchanted”, assim como o ato “folkmore”.

Ato do “The Tortured Poets Departament”

Como mencionado, The Tortured Poets Departament conquistou seu próprio protagonismo. Logo de início, a cantora apareceu com um vestido branco assinado pelo atelier Vivienne Westwood e com os dizeres “I love you, it’s ruining my life”. Cantou um pequeno trecho de “But Daddy I Love Him” e, em seguida, parte de “So High School” – com direito a uma coreografia.

Depois, chegou a vez de “Who’s Afraid of Little Old Me?”, simplesmente um dos pontos altos da carreira da loirinha. A música contou com uma superprodução e vocais impecáveis (e ainda uma Taylor com olhos brancos no telão), além de uma plataforma que “andava” por toda passarela, também presente em “Down Bad” – na qual a cantora simulava uma abdução, para combinar com o conceito da letra.

Assim, vieram “Fortnight”, com uma espécie de “cama” gigante no palco, com mecanismo parecido ao do aparato usado em “King Of My Heart”, na “reputation stadium tour”, e “The Smallest Man Who Ever Lived”. Para a segunda citada, a cantora colocou um casaco branco e utilizou de uma banda marcial na ponte, trazendo ainda mais emoção.

Por fim, “I Can Do It With a Broken Heart”. Antes, ocorreu um “teatrinho”, no qual a cantora mostrava um fictício desânimo, até que dois de seus dançarinos a ajudavam a levantar-se e mudar o look – no palco mesmo. Então, ela entoava a música, numa ambientação da antiga Hollywood e como se estivesse interpretando a si própria fazendo de tudo para ficar feliz. Aliás, nos telões, todos em preto e branco, passaram teatros com os nomes de “Cassandra” e “Peter” – músicas do The Anthology – e um com o nome da “The Eras Tour”. Tudo acaba com um característico “The End”, de filmes antigos.

Resumo geral

Em primeiro lugar, é importante destacar que o show ganhou uma gravação profissional. As pulseiras de led estavam, inclusive, maiores do que o normal. Ainda não sabemos se a “The Eras Tour” terá um novo filme ou algum especial. Também é importante lembrar que, agora, quem cuida das aberturas é o Paramore.

Como sempre, a loirinha arriscou umas frases em francês ao longo do set. Por ter juntado os álbuns folklore e evermore em um único ato, a cantora decidiu justificar a decisão para o público:

““Então eu sempre falei sobre o ‘folklore’ e ‘evermore’ serem álbuns irmãos. E a razão para isso é que eu fiz os dois, um após o outro, no intervalo de um ano, então sempre pensei que o ‘folklore’ para mim representava a primavera e o verão e o ‘evermore’ o outono e o inverno. Então, agora reunimos as irmãs, combinamos os dois em um único capítulo, que você pode chamar de ‘folkmore’, ‘everlore’, álbuns irmãos, pode chamar do que quiser.”

Ficou claro que a noite seria especial quando, antes de “All Too Well”, Swift disse que a animação da plateia fazia com que quisesse “mostrar todos os tipos de surpresas divertidas”. Em relação às músicas surpresa, para o violão, a cantora escolheu “Paris” (claro, devido ao local) e, no piano, tocou pela primeira vez “loml”.

“Então, vocês são o primeiro público a ver o álbum ‘The Tortured Poets Department’, ou como eu gostaria de chamá-lo, ‘Female Rage (The Musical)’. Há uma música que eu queria tocar no set acústico da turnê desde que a escrevi, e eu só iria tocá-la pela primeira vez em uma cidade específica”, explicou.





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