A superestrela tradicionalmente exigente tem estado mais disposta a licenciar suas músicas para filmes e séries. Só não a peça as versões originais.
Em “DC Liga dos Superpets”, quando um super-cão animado fica sem nada para fazer depois de seu dono cancelar uma noite de cinema para ir a um encontro com Lois Lane, ele se retira para seu quarto com raiva e explode ao som de “Bad Blood” de Taylor Swift. Mas a faixa nos fones de ouvido de Krypto não é o hit original do álbum 1989 – é uma versão regravada, assim como as edições “Taylor’s Version” de seus álbuns Fearless e Red lançados no ano passado.
Embora Taylor ainda não tenha lançado a edição “Taylor’s Version” de 1989, a regravação “Bad Blood” apareceu no filme Super-Pets, lançado no final de julho, dando aos fãs uma prévia antecipada de como será a edição refeita. “Nós a abordamos e dissemos: ‘Nós realmente amaríamos ter Bad Blood no filme – você tem uma versão que poderíamos usar?’”, diz Season Kent, o supervisor musical do filme“. Ela ainda não tinha gravado, mas concordou em gravar para nós”.
Além de “Bad Blood”, Taylor também lançou outras regravações de músicas do 1989 nos últimos 14 meses, por meio de filmes e séries. Ela experimentou pela primeira vez com “Wildest Dreams (Taylor’s Version” na animação “Spirit: O Indomável”, da Universal Pictures, em junho de 2021. Ela a lançou oficialmente como single em setembro, tendo sido tocada 8,7 milhões de vezes em serviços de streaming e estreado em 37º lugar no o Hot 100. Em maio, ela lançou “This Love (Taylor’s Version)” no trailer da série de romance para jovens adultos da Amazon, “O Verão que Mudou Minha Vida”; a música alcançou a 50ª posição no Hot 100. “Bad Blood (Taylor’s Version)” não foi lançada via serviços de streaming, então a única maneira de ouvi-la atualmente é através de videoclipes e trailers de “DC Liga dos Superpets”.
Enquanto os fãs de Swift esperam a próxima regravação, essas prévias, disponibilizadas em produções para o público mais jovem, podem trazer ouvintes novos, que não acompanharam o lançamento dos hits. Ou Swift pode estar tentando uma indicação ao Oscar – ela disponibilizou recentemente “Carolina”, uma faixa da trilha sonora do filme “Um Lugar Bem Longe daqui” – já que está entrando mais na comunidade cinematográfica (um representante de Swift não respondeu a esse comentário).
Kent disse que a equipe de Swift estava tão animada para ver a “DC Liga dos Superpets” antes do lançamento que até convidaram o diretor Jared Stern e outras pessoas do filme para ouvir outra música da era Red, “Message in a Bottle”, em um escritório em Los Angeles. “Podemos usá-la?”, Kent e seu time perguntaram mais tarde para o irmão de Swift, Austin, ator que cuida dos projetos cinematográficos da cantora. “Podemos licenciá-la, por favor?”. Então eles fizeram um acordo rapidamente e a faixa apareceu nos créditos finais do longa.
Taylor resolveu regravar o se catálogo depois de Scooter Braun, agente que representa Justin Bieber e Ariana Grande, comprar seus seis primeiros álbuns da gravadora Big Machine em 2019. Segundo fontes da Billboard, Braun vendeu então o catálogo para uma empresa de capital privado por $405 milhões de dólares.
Os cineastas, cientes de que as músicas de Swift em trailers ou cenas da produções trazem audiência, acompanharam essa ideia das regravações. “Houve esse encontro bem-sucedido de interesses”, diz Mike Knobloch, presidente de publicação de música da NBC Universal, que lançou “Spirit: O Indomável”. “Sabíamos que as regravações estavam acontecendo e, quando ‘Wildest Dreams’ fez muito sentido para nosso material, isso gerou uma conversa entre nós e a equipe de Taylor. O momento não poderia ter sido mais perfeito, foi bom para os dois lados”, ele acrescenta.
Por um período antes do “Red” (Taylor’s Version) sair no ano passado, a única forma de ouvir “Wildest Dreams” era no trailer de “Spirit: O Indomável”: “Temos orgulho disso”, diz Knobloch.
Knobloch, que trabalhou com a equipe de Swift na faixa “I Don’t Wanna Live Forever”, do filme “Cinquenta Tons Mais Escuros”, em 2016, especula que Swift está mostrando sua música nova para a audiência mais ampla possível. Agora, sua estratégia foca nos filmes infantis, mas é improvável que esse direcionamento dure para sempre.
“Ela pode fazer o que quiser”, ele afirma. “Ela é uma das poucas artistas que impacta todos os tipos de público. Se isso engloba filmes infantis, então faz sentido. Mas não acho que ela esteja fazendo só isso exclusivamente”.
Matéria publicada pela Billboard e traduzida pela Equipe TSBR.
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