24 de agosto de 20 Autor: Maria Eloisa Barbosa
Tudo que a Taylor já disse sobre o “folklore”

(Esse post será atualizado conforme saírem novas declarações)

Taylor lançou de surpresa o seu oitavo álbum de estúdio, “folklore”, no dia 24 de julho. Até o momento, a cantora não disse muito a respeito do disco: apenas num Chat do YouTube, em suas redes sociais e em algumas pequenas declarações nas rádios. Pensando nisso, decidimos juntar em um post tudo que a loirinha contou sobre o trabalho. É importante lembrar que Aaron Dessner, que colaborou com Taylor no álbum, participou de algumas entrevistas e explicou muitos detalhes legais sobre as músicas. Vocês podem acessá-las traduzidas clicando aqui, aqui, aqui e aqui.

Triângulo amoroso

No chat do Youtube (na premiere de “cardigan”), Taylor revelou uma curiosidade: ela abordou um triângulo amoroso em “folklore”, de 3 pontos de vista diferentes.

“Há uma coleção de 3 músicas nas quais eu me refiro como um triângulo amoroso jovem. Essas 3 músicas exploram um triângulo amoroso de todas as perspectivas das 3 pessoas, em diferentes tempos nas suas vidas”, contou.

Ela ainda disse que, dessa vez, deixou os Easter-Eggs nas próprias letras e não só nos vídeos. “Eu criei arcos de personagens e temas recorrentes que apontam quem está cantando sobre quem”.

Após o lançamento, descobrimos que a trilogia é composta por “cardigan”, “betty” e “august”.

Os Swifties já fizeram várias teorias sobre a história abordada no álbum e tem post sobre aqui no TSBR!

Processo de criação do álbum

“É um álbum focado em contar histórias, que é minha parte favorita ao compor”

Também na premiere de “cardigan”, Taylor disse que a maior parte do álbum foi criada em isolamento, a partir de abril. A loirinha não tinha falado nem para os amigos sobre o “folklore” e era tudo completamente secreto.

No prólogo do álbum, postado em seu Instagram, ela contou mais a respeito de suas inspirações. Você pode ler o prólogo traduzido aqui.

“folklore é melancólico e completo de escapismo. Triste, lindo, trágico. Como um álbum de fotos cheio de imagens e com todas as histórias por trás dessas imagens”, escreveu no Chat do YouTube.

Em seu discurso ao ganhar o “Pop Album of The Year”, no iHeart Radio Music Awards 2020, a loirinha disse que o folklore “é a maneira de eu sentir que ainda posso me conectar com as pessoas nessa época de distanciamento”.

Capítulos

Em seu Instagram e no Twitter, Taylor contou que as músicas do álbum se enquadram em diferentes capítulos: “Na minha cabeça, as músicas do folklore se encaixam em diferentes grupos e capítulos- baseado em como eles se encaixam tematicamente”.

O primeiro capítulo divulgado foi “escapism” (escapismo), composto pelas músicas “the lakes”, “seven”, “epiphany”, “cardigan”, “mirrorball” e “exile”.

the sleepless nights” (noites sem dormir) é formado pelas canções “exile”, “hoax”, “my tears ricochet”, “this is me trying”, “illicit affairs” e “mad woman”.

“the saltbox house” (casa inglesa tradicional) traz “the last great american dynasty”, “august”, “the 1”, “seven”, “peace” e “betty”.

“the yeah I showed up at your party” (sim, eu apareci na sua festa) é feito pelas músicas “betty” (live no ACM), “the 1”, “mirrorball”, “the last great american dynasty”, “invisible string” e “cardigan”.

cardigan

O primeiro single do “folklore”! Taylor contou na premiere do videoclipe da canção que “a música é sobre um amor perdido e o porquê do amor jovem geralmente ficar fixado permanentemente na nossa memória, o porquê deixa uma marca tão profunda” .

Em uma declaração rápida para a BBC Radio 1, Taylor disse:

“Essa música é sobre um amor perdido há muito tempo e lembrar dele e como ele fazia você se sentir especial. Todas as coisas que fez você sentir, toda a dor que fez você sentir. E fala sobre você se sentir como um cardigã velho debaixo da cama de alguém, mas esse alguém o vestiu e fez você sentir que era a favorita dele”.

O clipe da música foi dirigido por Taylor e foi gravado seguindo todas as recomendações de segurança. A cantora até fez o próprio cabelo e maquiagem: “Usávamos máscaras, luvas e proteções no rosto. Máscaras e o distanciamento estão sendo obrigatórios na minha vida, é o que eu faço e o que todos deveriam fazer”. Rodrigo Prieto, que trabalhou com Taylor no vídeo, deu alguns detalhes sobre a gravação do clipe.

A VEVO também liberou na semana passada uma versão com várias curiosidades e em breve, iremos legendá-la para vocês!

betty

Para a Country Radio, a loirinha deu detalhes sobre a canção “betty”:

“[James] basicamente perdeu o amor de sua vida e não sabe como recuperá-lo. Acho que todos nós temos essas situações em nossas vidas, em que aprendemos a realmente, realmente, fazer um pedido de desculpas sincero pela primeira vez. Todo mundo comete erros, todo mundo realmente faz algo de errado às vezes e essa é uma música que eu escrevi da perspectiva de um garoto de 17 anos. Sempre adorei que na música você pode meio que entrar em diferentes identidades e você pode cantar da perspectiva de outras pessoas. Então foi isso que eu fiz nela, e nomeei todos os personagens dessa história com o nome dos filhos dos meus amigos”.

Inez, James e Betty são os nomes dos filhos de Blake Lively e Ryan Reynolds, grandes amigos de Taylor.

exile

O feat da carreira! Em sua participação na rádio WFPK, pudemos ouvir um pouco mais sobre o significado da canção:

“exile é uma música que foi escrita sobre falha de comunicação em relacionamentos, e no caso dessa música, eu imaginei que essa falta de comunicação acabou no término da relação. Eles levam ao fim desse caso amoroso, e agora essas duas pessoas estão se vendo separadas pela primeira vez, e eles ainda continuam com a falha de comunicação entre eles.

Eles não conseguem estar na mesma página, nunca conseguiram, e mesmo no final, até mesmo depois deles terminarem, eles ainda não escutam um ao outro. Então nós imaginamos que o começo seria o lado dele da história, o segundo verso o lado dela da história, e o final seria a história deles conversando um sobre o outro e nenhum escutando. Nós estamos realmente animados de como isso se transformou porque realmente parece ser sobre a tragédia de duas pessoas, de dois navios passando durante a noite”.

Será que vai ser o próximo single?

my tears ricochet

Ainda na premiere do clipe de “cardigan”, Taylor destacou que a track 5 do “folklore”, “my tears ricochet”, foi a primeira escrita (totalmente por ela) para o álbum.





Twitter do site

Facebook do site

Scroll Up