Taylor Swift mostra como as mulheres podem possuir seu próprio trabalho


O último videoclipe de Taylor Swift, “The Man”, é um lembrete de que as mulheres continuam enfrentando desafios quando se trata de possuir suas ideias e de manter o controle sobre suas próprias carreiras. A sociedade espera que as mulheres participem do processo e não se preocupem em obter crédito por seu trabalho. Sim, até grandes estrelas como Swift são testadas. Uma briga continua entre ela e sua antiga gravadora, que reivindicou os direitos dos masters de seus seis primeiros álbuns. No estilo Swift, ela incorpora os rótulos e o homem por trás deles. O vídeo deixa claro para os espectadores que ela não permitirá que as pessoas mexam com ela. Ao ver o videoclipe mais recente de Swift, você pode aprender oito maneiras de possuir seu trabalho e reivindicar seu poder:

1. Escreva.

No final do videoclipe, os créditos dizem: “Escrito por Taylor Swift”. Se você deseja possuir seu trabalho, escreva você mesma. Escreva o roteiro. Escreva a proposta de negócio. Escreva o artigo.

2. Dirija suas ideias.

Em sua estreia como diretora, Taylor Swift garante que as pessoas saibam quem dirigiu o videoclipe. Os créditos também dizem: “Dirigido por Taylor Swift”.

Não é suficiente criar a ideia. Você precisa fazer com que a ideia aconteça. Dê o próximo passo com sua ideia e coloque-a em ação. Se você escrever uma proposta de negócios, guie a narrativa do discurso para o cliente em potencial. Não espere que outra pessoa siga em frente com sua ideia. Seja proativo e avance com seu trabalho.

3. Seja a líder do grupo.

Os créditos então dizem: “Estrelando Taylor Swift”. Se você criou o discurso do cliente, esteja na liderança. Comece a apresentação, lidere a apresentação e termine a apresentação. Se você está em uma posição mais junior, talvez não possa liderar as apresentações externas, mas pode liderar assuntos internos para o seu chefe, que é seu cliente, até você avançar na sua carreira.

4. Inclua seu nome no produto.

No videoclipe, há uma placa na parede onde se lê “Perdido. Se for encontrado, devolva para Taylor Swift”. Traga seu trabalho de volta para você. Use seu nome para reivindicar crédito. Certifique-se de mencionar seu nome no início de uma apresentação ou de incluir seu nome no memorando da apresentação.

5. Mencione seu trabalho.

Na mesma parede do videoclipe estão escritos os nomes dos álbuns anteriores de Swift, incluindo Reputation, 1989 e Red. Não tema mencionar seu trabalho. Orgulhe-se de seus esforços. Se você estiver tentando ilustrar um ponto com exemplos, adicione alguns de seus trabalhos como exemplos. Se você está tentando ilustrar sua experiência em uma área específica, fale e compartilhe.

6. Informe as pessoas sobre seu papel.

Taylor Swift termina o videoclipe com ela em uma cadeira com a palavra “diretora” nas costas. Inclua seu título no seu trabalho. Independentemente do seu nível de título, você tem autoridade. Quando você se apropria de quem é e o que está fazendo, tem mais poder sobre sua posição e o trabalho que faz.

7. Registre seu trabalho.

O videoclipe de Swift inclui um registro de direito autoral. Ter os direitos autorais da sua obra concede a você direitos exclusivos sobre seu trabalho criativo para reproduzi-lo, incluindo-o em trabalhos derivados, distribuição e atribuição. Você pode criar direitos autorais sobre, por exemplo, músicas, obras literárias, desenhos arquitetônicos, filmes e trabalhos gráficos.

Se você possui sua própria empresa ou é uma empresária / artista solo e é responsável por desenvolver um trabalho criativo, considere a possibilidade de protegê-lo. Se o seu trabalho estiver fora do que se entende como “trabalho criativo”, conforme definido pela lei de direitos autorais, você poderá obter a marca registrada do seu negócio. Uma marca comercial protege a propriedade intelectual que possui um símbolo, design ou expressão reconhecível que identifica o produto. Você pode registrar um nome (pense no iPhone), um símbolo (pense no logotipo de pavão da NBC) ou frases (pense no slogan “O que há na sua carteira?” Da Capital One). Ou, se você tem uma invenção, patenteie-a. Você pode patentear máquinas, processos industriais e composições químicas, por exemplo.

Coloque um carimbo legal no seu trabalho e deixe as pessoas saberem que ele é seu.

8 . Diga “Eu que fiz”.

Mesmo que Taylor Swift não faça isso em seu videoclipe, se tudo mais falhar, diga as palavras “eu fiz”. Diga com naturalidade. Se você foi a pessoa que concluiu o trabalho, tenha a confiança e a convicção de pegar os créditos por isso. Fale. Não deixe seu trabalho passar despercebido.

Para possuir seu trabalho, seja a pessoa que irá escrevê-lo, direcioná-lo e liderá-lo. Diga seu nome, função e trabalhos anteriores. Você pode tomar medidas legais formais ou simplesmente falar, dizer que foi você que fez. Obtenha o crédito que você merece. Reivindique seu poder.

Matéria publicada pela Forbes e traduzida pela Equipe TSBR.


Tags

Comentários

Scroll Up