O bom: Nascido do isolamento, o oitavo álbum de Taylor Swift, folklore, interroga a auto-mitologização da estrela pop e a faz escrever sob outras perspectivas. Criado durante a pandemia, Taylor colaborou remotamente em 11 músicas com Aaron Dessner, do The National, que compartilhou arranjos compostos dentro de sua própria quarentena. O resultado se inclina para um folk e a experimentação glitchy, abandonando a explosão pop, mas não o drama de cordas inchadas ou percussão ansiosa. O visual do álbum retrata um verão sombrio, e os ouvintes podem imaginar Taylor assistindo tempestades no horizonte do Atlântico e vagando por florestas antigas em trilhas meio acabadas, sozinhas ou com um companheiro socialmente distante. Anunciadas 24 horas antes de seu lançamento (tipicamente meticuloso), as 16 músicas sombrias mergulham em “fantasia, história, memória” e retratam Taylor vagando pelo passado com olhos frescos, embora cansados ​​- mas também escrevendo cenas ficcionais complexas, além de suas próprias experiências. Do ponto de vista lírico, é sem dúvida o trabalho mais contemplativo, ambivalente e expansivo de Taylor até agora.

Enquanto o Lover, de 2019, tentou agradar a todos com uma ampla variedade de paródias de gênero meio fora de moda, o folklore soa como um álbum inteiro surgido de “The Archer”, a faixa mais autoconsciente, não resolvida e memorável do álbum anterior. Não há estrondos de sintetizadores pop aqui, mas uma vez que parei de gritar “CRUEL SUMMER deveria ter sido um single!!”, as melodias e coros do folklore caíram nos meus ouvidos e me fizeram entrar em contato com minhas próprias lembranças. A influência de Dessner é palpável e seus arranjos são consistentemente lindos – um tom inesperado ao qual Taylor responde habilmente. Jack Antonoff, amigo de Taylor e produtor / co-compositor de longa data, também trabalhou no álbum; embora ainda distinto, Antonoff segue claramente o caminho coberto por nuvens definido por Swift e Dessner. O dueto “exile” com Justin Vernon, do Bon Iver, trás para o álbum um efeito elegante; a música atua como um contraponto de um romance em dissolução, as duas vozes se alternam enquanto permanecem separadas, harmonizando apenas consigo mesmas. Como a maioria dessas músicas, “exile” marca maturidade: letras inteligentes, mas restritas, e as emoções não são apenas rasas, elas possuem profundidades complexas e mutáveis.

Esse álbum se encaixa perfeitamente no que estive ouvindo neste verão: LEGACY! LEGACY! de Jamila Woods, Saint Cloud do Waxahatchee e Women in Music Pt III das irmãs HAIM – álbuns cheios de contemplação. Taylor sinaliza seu crescimento pessoal e criativo ao longo do folklore. Superficialmente, talvez, ela solta o palavrão Fuck duas vezes – indo ao contrário das exigências das rádio e de “famílias tradicionais” de uma forma que ela nunca fez antes. O primeiro verso da opening do álbum “the 1” é “Estou indo bem, estou fazendo novas merdas” – mesmo quando ela passa a mão explicitamente por uma chama antiga. É essa autoconsciência e vontade de se responsabilizar e perdoar que definem as músicas do folklore. “Mirrorball” soa como um pop de Jimmy Eat World perdido com aço de pedal melancólico e constrói uma ponte impressionante onde Swift admite: “Eu nunca fui natural / Tudo o que faço é tentar, tentar, tentar… ainda estou tentando de tudo para manter você olhando para mim.” Taylor nunca soou tão honesta, e a disputa entre suas inseguranças e vida pessoal com a posição de uma artista de potência global nunca foi tão transparente.

Embora Taylor use lentes cor de rosa para até as mais sombrias dores, sua perspectiva aos 30 anos tornou suas composições ainda mais penetrantes. “Eu atingi o meu pico às sete”, ela canta em uma faixa melancólica sobre uma amizade de anos. “Eu estava com muito medo de pular… Ainda existem coisas bonitas?” No destaque “invisible string”, Taylor canta: “Os garotos que partiram meu coração / Agora eu envio presentes aos filhos deles”. Ela sempre lidou com os tópicos andar de carro e camisolas emprestadas de seus namorados (e isso ainda está presente aqui), mas essa banalidade é nova e atinge mais. Na mesma música, ela credita o destino por unir ela e seu verdadeiro amor, mas sutilmente destrói o clichê – “Não é bonito de pensar / Que o tempo todo havia algo / Um fio invisível / Amarrando você a mim?” Ela entende a criação de mitos exigidos para todo amor romântico – e a necessidade de checar se esse amor ainda existe.

Até agora, Taylor tem sido uma excelente narradora dos dramas do amor jovem, de grandes amizades e de permanecer fiel ao seu tipo de integridade. Ela vem sendo a garota branca e louca favorita dos Estados Unidos, ateando fogo às cartas de amor e à reputação daqueles que a prejudicaram ou ergueram pedestais para seu squad ou relacionamento. Mas o único protesto vem com a faixa “mad woman” (uma música muito melhorada em relação a pseudo-feminista “The Man”). Taylor parece ter percebido que a dor de crescer muitas vezes se resume à maneira como navegamos na tensão entre expectativa e realidade – de nossos relacionamentos, realizações e contratempos de nossas escolhas.

A partir disso, a imaginação de Swift se expande e ela conscientemente tenta escrever a partir de perspectivas não próprias, incluindo a herdeira excêntrica Rebekah Harkness em “the last great American dynasty” e um cadáver levemente vingativo em “my tears ricochet” (cantando: “Eu posso ir a qualquer lugar que eu quiser, apenas não para casa”)

O ruim: às vezes, Swift ainda parece presa no mecanismo de seu próprio aparato profissional. O filtro promocional do álbum no Instagram é um “tom de sépia brilhante”, que parece um pouco fora da moda e os retratos de Swift que parecem fazer referência a uma garota triste e glamourosa do meio do século à la Sylvia Plath.

Nesses momentos, Taylor não consegue resistir aos traços da cultura pop incorporados em sua psique: “illicit affairs” parece ter sido extraída diretamente de um episódio de Sex and the City, e a série do triângulo amoroso adolescente (“cardigan”, “august”, ” betty ”) evoca qualquer comercial de sabonetes CW do final dos anos 2000. (Nota do adm: mas gente, o que essa louca tá falando?). No entanto, a restrição exibida aqui, e frases como “encontre-me atrás do shopping” e “você não pode acreditar em uma palavra que ela diz / Na maioria das vezes / mas desta vez era verdade”, efetivamente atualizam os clichês… de novo.

“epiphany” parece tentar conectar períodos de crise global: a Segunda Guerra Mundial e o COVID-19. Embora existam alguns versos de destaque – “segure sua mão agora no plástico” – as ideias são confusas. Você pode sentir a vontade de Taylor de falar amplamente sobre o mundo além de suas paredes, mas ela ainda não descobriu ainda a maneira correta e o que quer dizer. Talvez na próxima ela consiga.

O veredito: no folklore, Taylor atingiu a maioridade emocional e sonora, além de provar a si mesma – não que ela precisasse – que ela não é apenas uma compositora excepcionalmente autônoma, mas também uma colaboradora ágil com um paladar cada vez maior.

Vivemos em uma época em que os americanos estão examinando e desconstruindo mitos nacionais em grande escala. Taylor também está expandindo sua perspectiva, começando em casa, avaliando lutas, fracassos e escolhas em andamento, tecendo temas maiores do que o amor jovem e agridoce. As músicas do folklore mostram buracos penetrantes de Swift em sua própria narrativa e personalidade e parecem questionar: Qual é o relato que temos de nós mesmos e dos outros? Podemos olhar mais de perto? Podemos mudar a história e sobreviver?

Músicas essenciais: “cardigan”, “mirrorball”, “invisible string”, and “peace”

Matéria publicada pelo Consequence of Sound e traduzida pela Equipe TSBR.





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