Forbes – Porque a faixa “The Man” de Lover é a música mais importante que Taylor Swift já escreveu
23/08/2019
Forbes – Porque a faixa “The Man” de Lover é a música mais importante que Taylor Swift já escreveu

Não é nenhuma novidade que Taylor Swift está sempre soltando bombas de verdades em suas músicas. Ela tem lançado mísseis líricos responsáveis por mudanças culturais por mais de uma década, e seu sétimo álbum de estúdio “Lover” não é exceção. A partir dos 10 minutos de uma coleção de uma hora de músicas pop habilmente trabalhadas, Swift entrega o que, na minha opinião, é a melhor música já escrita na história.

Se chama “The Man” e é um retrato brilhante do sexismo sútil não-tão-sutil assim que as mulheres enfrentam todos os dias. Eu nunca quis tanto que nenhuma música de qualquer álbum fosse lançada como um single nas rádios. “The Man” é uma música que literalmente todo mundo precisa ouvir. 

“Eu estou tão cansada de correr o mais rápido que posso / Me perguntando se eu chegaria mais rápido se fosse um homem”, Swift canta no refrão cativante. Me encontre uma profissional feminina que nunca deu voz à esse pensamento e eu te dou 1 dólar. Na verdade, eu te dou 1 dólar se você for um homem. Se for uma mulher, te dou 0,79 centavos, já que é isso que você provavelmente vai ganhar para cada dólar que o homem sentado perto de você está recebendo.

As famosas letras afiadas de Swift não param por aí. O segundo verso diz “Eles dizem que eu apressei, fiz o trabalho / Eles não iriam abanar a cabeça e questionar quanto disso eu mereço / O que eu estava vestindo, se fui rude / Eu poderia ser separada das minhas boas ideias e movimentos de poder?”

Alguns ouvintes podem interpretar o trecho como um comentário pessoal de Swift sobre sua confusa relação com a imprensa, ou até mesmo o processo de assédio sexual que ela lutou e venceu em 2017. No entanto, todas as ouvintes mulheres (e, mais uma vez, não acho que eu esteja generalizando demais quando digo isso) vai reconhecer uma declaração universal sobre o que praticamente toda mulher tem sofrido em sua vida profissional – incluindo, aparentemente, a mulher responsável pela turnê mais lucrativa da história dos Estados Unidos.

Matéria publicada pela Forbes e traduzida pela equipe TSBR

2009 - 2019 Taylor Swift Brasil - todos os direitos reservados. Desenvolvido por Marcelo Monteiro online