01 de abril de 20 Autor: Karla Santos
Curiosidades: Os instrumentos que Taylor Swift toca

Que a Taylor é uma artista completa e multitalentosa a gente já sabe, né? Cantora, compositora, instrumentista, produtora, cozinheira… essas são só algumas das diversas áreas que ela domina. Mas hoje vamos falar sobre o lado instrumentista da loirinha — que surgiu bem cedo, aos 12 anos de idade.
Taylor toca violão, guitarra, banjo, ukulele e piano.

Violão

Esse foi o primeiro instrumento que despertou a atenção de Taylor. Tudo começou quando, aos 8 ou 9 anos de idade, ela ganhou um violão como presente de Natal. O registro do momento foi revelado no DVD “Journey to Fearless” em 2009 e, recentemente, no clipe de Christmas Tree Farm. A felicidade de Taylor ao desembrulhar o presente foi de derreter o coração. O que ninguém sabia na época é que aquele violão iria mudar completamente a vida de todos eles através do talento que Taylor desenvolveria.

No DVD de 2009, Taylor também fala sobre como aprendeu a tocar o instrumento. “Logo que ganhei eu não consegui me motivar a aprender porque meus dedos eram muito pequenos, mas eu carregava ele pra todo canto. Até que, quando eu tinha uns 12 anos, a mágica do destino aconteceu. Eu estava fazendo meu dever de casa quando um técnico chegou para arrumar meu computador. Ele viu o violão num canto e perguntou se eu tocava. Eu respondi ‘Ah, não, eu tentei mas…’ Aí ele disse ‘Você quer que eu te ensine algumas notas?’ e eu disse que sim.”

A partir daí, Taylor não parou mais. Após ter aulas de violão, começou a compor e sua primeira música autoral nasceu: Lucky You. Assim, ela começa a traçar seu caminho em direção à música country, o que levaria sua família a vender a casa em que viviam na Pensilvânia e se mudar para os arredores de Nashville.

Ainda no Journey to Fearless, vemos vários trechos de vídeos caseiros de Taylor tocando um violão de 12 cordas, considerado difícil de tocar. Taylor diz que foi nesse tipo de violão que ela aprendeu. Ela já revelou também que a primeira música que tocou foi “Kiss Me”, do Sixpence None The Richer.

A loirinha de cachos e botas, sempre com seu violão,  ganhou fama e inspirou garotas do mundo inteiro a se interessarem pela música e buscarem aprender como tocar o instrumento. Por isso, em 2009, lançou uma parceria com a marca de violões Taylor, sua chará. A marca possuía (e ainda possui) um modelo compacto chamado Baby Taylor, ideal para adolescentes que estão dando os primeiros passos na música.

Swift disse que a colaboração surgiu das memórias que ela tinha do início da carreira, das primeiras apresentações. “Eu me sentava no banco de trás do carro alugado enquanto estava na minha turnê entre as rádios quando tinha 16 anos, compondo músicas no meu violão Baby Taylor. Eu amava como soava e eu amo essas lembranças.”

Taylor Taylor Swift Signature Baby Taylor Acoustic Guitar Pa ...

Ao longo das eras, o cabelo e estilo musical de Taylor mudaram, mas o set acústico com um violão – devidamente estilizado para acompanhar a estética do álbum – sempre esteve ali:

Debut

Taylor Swift | Taylor Swift Wiki | Fandom

Fearless

Pin on Hot Girls with Their Guitars

Speak Now

File:Taylor Swift 2011crop.jpg - Wikimedia Commons

Red

Taylor Swift has taken all of her music off of Spotify - Vox

1989

Taylor performing You Belong With Me during the 1989 World Tour in ...

Reputation

Taylor Swift's Reputation Stadium Tour Breaks Record for Highest ...

Lover

2 More Tracks From Taylor Swift's 'Lover' Have Been Revealed

Banjo

Com suas raízes firmadas na música Country, não demorou para Taylor Swift se dedicar ao instrumento que é tão característico desse estilo musical: o banjo. Não temos registros de quando e como, exatamente, ela aprendeu a tocar mas sabemos que ele apareceu lá no comecinho da carreira na música ‘Our Soung’, foi presença garantida nas melodias do Speak Now, assim como na turnê com ares de conto de fada que Taylor levou para alguns países (Brasil OUT) e fez participação especial na Red Tour, quando o country ainda aparecia forte na sonoridade dela.

Speak Now

Taylor Swift | Taylor Swift Speak Now Tour Hots Sydney, Aust… | Flickr

Red

Taylor Swift Banjo Strumming London | Taylor swift style, Taylor ...

Na música Mean, o Banjo tem grande destaque e é quase o segundo protagonista no clipe e nas performances que divulgaram o terceiro single do álbum Speak Now. Vale lembrar que a canção venceu as duas categorias que concorria no Grammy de 2012, sendo elas  “Melhor Música Country” e “Melhor Performance Country Solo”.

Ukulele

O Ukulele foi mais um instrumento de corda que Taylor Swift acrescentou à sua lista. Considerado por muitos uma versão menor e mais fácil de tocar do violão, o instrumento havaiano tem uma sonoridade que Taylor considera feliz.

Taylor Swift & Guitar - Speak Now World Tour | Taylor swift speak ...

Durante a Speak Now World Tour, ela criou um mashup que unia as músicas ‘Fearless’, um pouquinho do refrão de ‘Hey Soul Sister’, da banda Train, e um cover de ‘I’m Yours’, do Jason Mraz. 

Antes da performance, ela costumava dizer que dividia os instrumentos entre os tristes e os felizes. “Pra mim, um violoncelo é triste mas um ukulele é feliz. Por isso vou tocar e cantar músicas felizes com ele.”

Nas eras seguintes, Taylor não voltou a se apresentar com um ukulele mas sabemos que, assim como todos os outros instrumentos, ela manda muito bem. 

Guitarra

Taylor também domina a guitarra e já nos deu várias provas disso ao longo de sua bem sucedida carreira. Ela incorporou o instrumento a algumas de suas performances e trouxe um elemento extra à sua música, já que a guitarra tem um som mais pesado que contrastava com as melodias suaves de Taylor.

Swift tocou um pouquinho de guitarra em todas as eras desde Fearless, onde aparecia com o instrumento na música ‘Should’ve Said No’. Nas turnês do Speak Now e Red, Taylor também arrasou na guitarra. Durante a 1989 World Tour, foi o elemento principal na mudança de arranjo de ‘We Are Never Ever Getting Back Together’ e na Reputation Stadium Tour apareceu para uma performance especial com o convidado secreto da noite, Bryan Adams.

Fearless

Speak Now

Taylor Swift Speak Now Tour | Taylor swift concert, Taylor swift ...

Red

Taylor Swift with her RED guitar!!! At the Red Tour :D | Look ...

1989

Tay with her guitar! | Taylor swift guitar, Taylor swift pictures ...

Reputation

Em 2015, Taylor se apresentou no museu do Grammy e nos presenteou com uma versão maravilhosa de Wildest Dreams. Só ela e sua guitarra. De tirar o fôlego!

Piano

O piano (ou a variação dele, o teclado) também é um instrumento que Taylor mostra ter contato desde novinha. Em vídeos caseiros antigos, podemos ver uma Swift pequenininha brincando com um mini tecladinho enquanto cantava. Fofa!

O instrumento passou a ser presença constante nos shows e performances de Taylor por volta de 2008 e desde então, ela impressiona com seu talento e emoção ao cantar suas baladas enquanto toca o piano.

Ao longo das eras, Taylor manteve um momento para tocar piano e conversar com os fãs durante os shows. A cor e modelo dele também acompanhavam a estética de cada era, o que só tornava o momento ainda mais especial.

Fearless

Taylor Swift, Headbanging, Summative Assessment & Actionable ...

Speak Now

Red

In the moment: Taylor threw back her head as her hands hammered on ...

1989

I think Taylor's performance of Widest Dreams with Enchanted , is ...
1989 World Tour 💋 @thegirlwhocruisestoomuch • | Taylor swift ...

Reputation

Taylor Swift homenageia Aretha Franklin em show da Reputation Tour ...

Lover

Taylor Swift Facts on Twitter: "The piano of Taylor Swift where ...

Seja com performances emocionantes como as de ‘All Too Well’ na Red Tour e no Grammy, com a clássica jogada de cabelo, ou em mashups feitos especialmente para aquele momento do show, como o de ‘New Years Day / Long Live’, Taylor ao piano é sempre de arrepiar.

E aí? Qual é o instrumento que você mais gosta de ver a Taylor tocar? Você também toca algum? Se inspirou nela? Conta pra gente!

**Artigo produzido com base em informações da internet.





Twitter do site

Facebook do site

Scroll Up